Um Simpósio para dialogar com os povos da Amazônia

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Roma: um Simpósio para dialogar com os povos da Amazônia

de Jaime C. Patias

Por ocasião do Sínodo para a Amazônia e do Mês Missionário Extraordinário (outubro), os missionários (IMC) e as missionárias da Consolata (MC) promovem em Roma, um Simpósio sobre a missão vivida com os povos indígenas da Amazônia e com alguns outros povos da África e Ásia. O encontro a ser realizado de 14 a 18 de outubro, na Casa Geral IMC, nasceu do desejo de partilhar a caminhada, fazer memória das tradições e encontrar inspiração para o futuro da missão.

O Simpósio tem como lema “Os rostos do ad gentes” e remete ao tema do Sínodo: “Amazônia, novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

Fundados pelo Bem-aventurado José Allamano, os missionários e as missionárias da Consolata vivem a missão em 30 países, na África, América, Ásia e Europa. Mais de 20 missionários e missionárias participam do Simpósio em Roma a fim de partilhar suas experiências.

Pe. Antônio Rovelli, Conselheiro Geral do IMC, um dos organizadores do evento, explica que o programa prevê “momentos de partilha, diálogo e reflexão sobre o caminho feito, a metodologia utilizada e as mudanças na visão de missão”. Os participantes contarão “como aconteceu o encontro com esses povos e como estar com eles nos torna mais fiéis à missão ad gentes. Como se realizou a evangelização e que contribuições esses povos estão dando ao cuidado da Criação, à inculturação da Igreja e ao aprofundamento do nosso carisma”. Além disso, auxiliado por antropólogos e missiólogos, o grupo será convidado a “avaliar como o tema do Sínodo para a Amazônia e o trabalho com os povos indígenas nos questionam sobre o futuro da nossa missão”.

A Vice-Superiora Geral MC, Irmã Maria Conceição, enfatiza que “este evento e outras iniciativas representam formas de colocar em prática as propostas dos Capítulos Gerais do IMC e MC de 2017, que nos documentos nos convidam a ‘refletir sobre os principais elementos do carisma comuns à nossa família alargada’ e promover ‘caminhos de aprofundamento, com publicações, estudos específicos sobre culturas e evangelização a partir das experiências vividas’”.

Nesse sentido, cada participante deverá escrever um texto que fará parte de uma publicação.

Um grupo de missionários e missionários que vive na Itália também participará dos três primeiros dias do Simpósio. No dia 16 de outubro (das 19h30 às 21h00), o grupo realizará uma roda de conversa na Tenda Amazônia: Casa Comum, um espaço de reflexão, diálogo e oração durante a Assembleia do Sínodo (6 a 27 de outubro), na qual serão realizados cerca de 130 eventos (veja a programação completa: www.amazonia-casa-comun.org).

Evento: Simpósio sobre a missão

Quando: 14 a 18 de outubro de 2019

Onde: Viale delle Mura Aurelie, 13 – Roma

Organizadores: Missionários e Missionárias da Consolata

Informações: Pe. Jaime C. Patias (jcpatias@hotmail.com)

 

Publicações recentes