Sobre a live “Memória de Aparecida”

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A participação da Vida Religiosa na live sobre a Memória de Aparecida, com assessoria do padre Agenor Brighenti, foi um sucesso. A forma didática como ele apresentou o processo que a Igreja Latino-americana e do Caribe vem internalizando o Concílio Vaticano II, os avanços e retrocessos, o destaque ao alinhamento entre magistério da Igreja e teologia. Depois, as censuras tanto em Puebla como em Aparecida à caminhada eclesial, mostram a força que tem o clericalismo e a tendência a retornar as normas e formas de ser Igreja da cristandade, fechada sobre si mesma.

Estamos preparando a primeira Assembleia Eclesial Latino-americana e do Caribe no mês de novembro 2021, no México. Momento importante porque todo o Povo de Deus está sendo convocado a participar destacando os desafios da evangelização. Precisamos alinhar nossas práticas com o resgate do espírito do Vaticano II e da rica experiência eclesial do continente. Voltar a uma Igreja de portas fechadas, clericalista, elitista, conservadora, sem a força dinâmica do Evangelho, que é a missão, seria um ato de infidelidade ao mandato missionário de Jesus: “Ide e anunciai a Boa Nova”. O Papa Francisco, fruto da caminhada eclesial do Vaticano II, está convocando a Igreja a sair de si mesma, a inserir-se onde a vida clama e ser reconciliadora.

A Vida Religiosa fará um belo caminho de escuta durante este mês de junho, mas todos somos também convidados e convidadas a fazer o mesmo em nossas dioceses, prelazias, paróquias, pastorais, movimentos e comunidades. Este é o tempo favorável do Espírito Santo.

Pe. João Mendonça, sdb

Publicações recentes