Simpósio reúne animadoras e animadores vocacionais em Curitiba

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 11.06.2015| Com o tema “O alvorecer do chamado e da resposta”, o Simpósio Vocacional 2015, reuniu de 04 a 07 de junho, na casa das Irmãs da  Divina Providência, no bairro do Ahu, em Curitiba-PR, cerca de 130 religiosos, religiosas de diversas congregações (das Igrejas Católica Apostólica Romana e Ucraniana), leigos e diocesanos.

O evento, que é promovido pelo Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), teve como assessor o religioso xaveriano e membro da equipe interdisciplinar da CRB Nacional, o padre Rafael López Villaseñor que, desenvolveu o tema proposto partindo das mudanças e características da sociedade da qual provém os vocacionados/as e apontou para o Papa Francisco apresentando-o como o ícone da animação vocacional hoje, pelo seu modo de ser profético e seu dinamismo na Igreja atual. “Os desafios hodiernos são muitos diferentes do passado, e ainda muito mais diferentes que os de amanhã e não é fácil acompanhar estas transformações, principalmente no que se refere à juventude e,  o Papa Francisco, uma pessoa carismática, vai para além da Igreja Católica e tenta dar uma resposta ao mundo atual de forma simples, espontânea e direta e acredito ser ele o grande ícone para a pastoral vocacional”, disse.

Jovens sem formação religiosa básica, desestruturação familiar, falta de  solidez nas opções, vulnerabilidade diante das crises, fácil mudança de opções, são, segundo padre Rafael que atua também na formação, alguns dos desafios que encontra no trabalho com os jovens. “E o formador, hoje, deve ser aquele que acompanha as  mudanças, as transformações, atento a elas,  sem perder os valores e sem cair no relativismo”, assegura.

Irmã Neire Ribeiro da Silva, da Congregação das Pastorinhas, veio da cidade de Anastácio – MS. Ela veio ao Simpósio buscar respostas para os desafios que encontra na animação vocacional e colher propostas de agentes que atuam a mais tempo no setor. “Busquei compreender, a partir das colocações do assessor e das suas citações sobre o Papa Francisco, um jeito novo de trabalhar com a juventude que não é diferente do trabalho que Jesus nos pede a partir do Evangelho. Me chamou a atenção a preocupação  do Papa  com a juventude e seu apelo de que os vocacionistas sejam bem formados e que não se preocupem em angariar vocações para si, mas para a edificação do Reino”, ressaltou.

“O Simpósio chama a atenção pelo próprio tema, ‘o alvorecer do chamado e da resposta’. O que mais me chamou a atenção foi integração de todo o grupo, um grupo muito animado, todos os que participaram honraram o título de animador vocacional. O padre Rafael foi feliz quando apresentou o  Papa Francisco como ícone do alvorecer do chamado e da resposta, como também,  do alvorecer da Igreja como um todo”, relatou o formador de aspirantes e postulantes, religioso e padre rogacionista, Luciano Grigório.

Membro da diretoria do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), como conselheira para a formação, pertencente à Congregação das Filhas do Divino Zelo, Irmã Nivalda Milak, fdz, ressaltou que um dos grandes objetivos dos simpósios vocacionais é refletir temáticas emergentes no campo das vocações. “As questões que envolvem a resposta vocacional hoje são muitas e desafiadoras, mas Deus continua a chamando. Qualificar o serviço de animação vocacional  que valoriza todas as vocações  e entende que todas as pessoas são chamadas para a grande missão de Jesus confiada à Igreja é uma necessidade. O Simpósio é uma oportunidade que se propõe a isso”.

Sobre o tema do Simpósio 2015, Milak enfatizou que este acontece no contexto do Ano da Vida Consagrada. “O Simpósio quis vislumbrar, como um ‘alvorecer’ neste tempo que nos cabe viver, – tempo de mudanças velozes e profundas,  – as oportunidades que se abrem no campo das vocações, já que pessoas dessa época não estão fechadas ao chamado. Há uma busca de Deus e do seu projeto, surpreendente hoje, que precisamos descobrir, em comunhão, como favorecer essa aberturas em respostas vocacionais”, concluiu.

(veja todas as imagens)

Cursos oferecidos pelo IPV

Além de Simpósios Vocacionais, que acontecem anualmente, o IPV realiza vários outros cursos em vista da formação e aprofundamento do animador vocacional:

09 – 11de outubro de 2015 –  São Roque – SP – Afetividade na Vida Consagrada e na Igreja – relações, limites e horizontes.

21 a 23 de agosto de 2015 – Rio de Janeiro – RJ – Design gráfico vocacional

02 a 13 de janeiro de 2016 – São Roque –SP – Escola para animadores e animadoras vocacionais (Conteúdos: Antropologia Vocacional; Itinerário vocacional, Teologia e Eclesiologia da vocação; Metodologia e Planejamento no SAV).

Fonte: CRB Nacional

 

Publicações recentes