Seminário Nacional reúne formadores e formadoras da Vida Consagrada em Caucaia, no Ceará

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Rosinha Martins | 22.10.2015 | Teve início da manhã desta quarta, 22, na cidade de Caucaia- CE, o Seminário Nacional de Formadores. O evento, que é uma organização da CRB Nacional conta com a participação de cerca de 150 formadores e formadoras vindos de todas as regiões do Brasil. O objetivo é oferecer aos formadores/as momentos de formação pessoal em todas as dimensões da pessoa humana em vista da missão.

A presidente nacional da CRB falou sobre a importância deste Congresso no contexto do Ano da Vida Consagrada e ressaltou que neste período a Conferência tem intensificado todas as atividades em vista da animação da Vida Religiosa. “Uma das prioridades do triênio é a formação e não poderíamos encerrar este ano dedicado a nós sem olhar para os formadores”, disse Irmã Maria Inês V. Ribeiro.

De acordo com Irmã Maria Inês, a intensão é alimentar a esperança, num momento que tanto se fala das crises e dificuldades que a vida religiosa tem passado. “Temos que investir na esperança e trabalhar os formadores. Temos aquela confiança que a qualidade da formação melhore e que nós possamos ter futuros consagrados mais empenhados, mais convictos do Núcleo Identitário da Vida Consagrada. A razão de ser da nossa vida é a escolha radical por Jesus e seu projeto de Reino”, afirmou.

Padre André Belvaux é natural do Rio de Janeiro, membro da Congregação dos Legionários de Cristo, ordem de direito pontifício e pertencente ao Movimento Regnum Christi, que conta com cerca de 8 territórios no mundo e 800 missionários. Padre Belvaux é mestre de doze noviços em Arujá-SP e vem com a expectativa de aperfeiçoar a sua formação para atuar melhor na missão de formador. “É uma maneira de me formar melhor para a função que tenho e conhecer outras realidades da Vida Religiosa, ter um intercâmbio de ideias, me preparar melhor para a missão. Um encontro como esse que prima pela formação do formador é essencial pois temos que aprender a lidar com o jovem que hoje chegam nas congregações buscando corresponder aochamado de Deus”, enfatiza.

Irmã Maria Aparecida, missionária sacramentina de Nossa Senhora veio de Belo Horizonte – MG. Mestra de aspirantes, ela acredita que este congresso é de fundamental importância para a eficácia da formação nos dias de hoje. “É aquela dinâmica do formar e deixar-se formar. Acredito que toda formadora e formador deverá ser essa pessoa aberta em primeiro lugar à formação de si mesmo, pois somente quem se deixa formar e entra na dinâmica do processo formativo é capaz de transmitir com seu próprio testemunho e sua própria vida o valor de formar e deixar-se formar”.

“Querer formar como no passado, é como tentar usar, hoje, aquela blusa de quando eu tinha 12 anos”

Isto significa para a Irmã Aparecida que não cabe mais formar nos moldes do passado, o que segundo ela, não funciona. “Não se forma mais do jeito que se formou antigamente. Tivemos gerações passadas que tiveram um estilo de formação, que para hoje não serve, como aquela blusa dos meus 12 anos que hoje não cabe mais no meu corpo. Podemos pensar assim em relação à nossa cabeça, aos conteúdos e à nossa mentalidade. É, a meu ver uma questão evangélica: saber ler os sinais dos tempos”, relata.

“Justamente por ser formação de formadores é que eu estou aqui, pois no processo formativo ou nós nos atualizamos ou a formação não tem para onde seguir. O assessor acabou de dizer que o mundo está mudando e precisamos nos atualizar”, ressalta o Irmão Marista Adalberto Batista Amaral.

Ainda, segundo Irmão Adalberto, “parece que no processo formativo estamos ficando cada dia mais para trás porque os formandos que chegam estão em um outro universo e as mudanças são muito rápidas. Se nós não participarmos destes espaços de formação, pior fica”, garante.

Veja imagens do Congresso no facebook.

Teve início na manhã desta quarta, 22, o Congresso Nacional de Formadores. O evento, que termina no próximo dia 26, reúne cerca de 150 formadores de todas as regiões do Brasil.

Publicado por CRB Nacional – Conferência Dos Religiosos do Brasil em Quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Publicações recentes