Semana da Comunicação acontece de 23 a 29 de maio com celebrações e momento de aprofundamento

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

As atividades da Semana da Comunicação serão realizadas nos dias 23 e 26 de maio, com transmissão pelo canal da CNBB no YouTube, e no dia 29 de maio, duas celebrações eucarísticas com transmissão por TVs de inspiração católica. 

Pelo terceiro ano consecutivo, a Pascom Brasil celebrará a Semana da Comunicação, em preparação ao 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Neste ano, outros setores comunicativos da Igreja no Brasil participam da organização: a Assessoria de Comunicação e a Comissão de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Signis Brasil, os Jovens Conectados, o Ministério de Comunicação Social da Renovação Carismática Católica (RCC), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). As atividades serão realizadas nos dias 23 e 26 de maio, com transmissão pelo canal da CNBB no YouTube, e no dia 29 de maio, duas celebrações eucarísticas com transmissão por TVs de inspiração católica.

Para baixar a identidade visual, cards de divulgação e subsídio de celebração, clique aqui. 

Leitura Orante da Palavra de Deus 

No dia 23 de maio (segunda-feira), a partir de 19h30, acontece a primeira atividade, com a Leitura Orante da Palavra de Deus. O roteiro foi preparado pelo Cristonautas Brasil e contará com a meditação da Palavra da Ir. Elide Fogolari, religiosa paulina e ex-assessora da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da CNBB, e por Márcio Oliveira, secretário do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). O texto bíblico que conduzirá a reflexão será Marcos 12,28-34.

A leitura orante da Palavra de Deus é um dos métodos mais eficazes de se ter contato com a Palavra de Deus. Não se trata de fazer uma leitura corrida das páginas sagradas, mas uma leitura rezada. A Lectio Divina tem uma história de pelo menos 2.500 anos. No Antigo Testamento o povo de Israel rezava a Palavra e usava a Palavra para rezar. No livro de Neemias 8, 2-10 encontramos que o povo se reuniu para ouvir Neemias e ler o livro desde a manhã até ao meio dia.

Aprofundamento da mensagem do Papa Francisco

A segunda atividade da Semana da Comunicação acontece no dia 26 de maio (quinta-feira), com início às 19h30. O aprofundamento da mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais será conduzido pelo Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB. Colaboram na reflexão os professores e pesquisadores Andréia Gripp, Aline Amaro, Irmã Joana Puntel, Moisés Sbardelotto e Ricardo Alvarenga. A mediação será feita coordenador-geral da Pascom e membro do grupo, Marcus Tullius.

Celebrações na intenção dos comunicadores 

No domingo da Ascensão do Senhor, comunicadores de todo o Brasil poderão celebrar o Dia Mundial das Comunicações por meio da transmissão de duas celebrações eucarísticas, em sua intenção, direto do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG).

A primeira celebração, às 8h, será presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, com transmissão pelas emissoras de inspiração católica TV Horizonte, TV Rede Século 21, TV Rede Vida e TV Canção Nova .

Às 15h, a segunda celebração será presidida pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Mol, com transmissão pela TV Horizonte, TV Imaculada, TV Aparecida, TV Pai Eterno, TV Nazaré, TV Evangelizar e Web TV Bom Jesus.

Ao final da celebração, será divulgada uma carta dos setores comunicativos que organizam a Semana da Comunicação.

Como se preparar?

A Pascom Brasil disponibilizou o subsídio “Escutar com o ouvido do Coração” em preparação para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O conteúdo foi produzido pelo GT Formação da Pascom Brasil e tem o objetivo de auxiliar os agentes da Pascom no aprofundamento das reflexões propostas pelo Papa Francisco nes sobre o tema escolhido pelo Papa Franscisco e sua reflexão na mensagem “Escutar com o ouvido do coração”.

A Pascom-Brasil orienta cada realidade pastoral (comunidade, paróquia, diocese e regional) a se servir do material da melhor forma, promovendo encontros de forma presencial ou on-line. Dentre as novidades do subsidio, estão textos de apoio sobre a temática da escuta e da sinodalidade, roteiro para rodas de conversa, além de dicas de livros e filmes sobre o assunto.

Para baixar o material interativo em PDF, clique aqui.

Publicações recentes