Cidade do Vaticano (RV) – Realizou-se, na tarde desta quinta-feira, na Basílica Vaticana, uma Vigília de Oração, presidida por Dom José Rodriguez Carballo, Secretário da Congregação para a Vida Consagrada, por ocasião da semana conclusiva do Ano dedicado à Vida Religiosa.
A Semana conclusiva realiza-se de 28 de janeiro a 2 de fevereiro de 2016, promovido pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. O encontro internacional reúne cerca de quatro mil participantes, entre as novas formas de vida consagrada, institutos seculares, contemplativos e de vida apostólica.
Na próxima segunda-feira (01/02), os numerosos participantes se encontrarão com o Santo Padre, na Sala Paulo VI, para uma reflexão sobre o tema “Consagrados hoje na Igreja e no mundo, provocados pelo Evangelho”.
No dia seguinte, dia 2 de fevereiro, haverá uma peregrinação, no âmbito do Ano da Misericórdia, às Basílicas de São Paulo fora dos Muros e de Santa Maria Maior. Na parte da tarde, o Papa Francisco presidirá a uma Santa Missa, na Basílica de São Pedro, pela conclusão do Jubileu e do Ano da Vida Consagrada.
Na conclusão do Ano dedicado à Vida Consagrada, nossa colega Bianca Fraccalvieri entrevistou alguns dos participantes. Eis o que disse a Irmã Cláudia Chesini, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, que nos fala sobre a experiência do Ano da Vida Consagrada.
Por outro lado, Frei Wilson Araújo, missionário contemplativo da Nova Evangelização, residente na diocese de Braga, Portugal, faz uma breve reflexão do Ano dedicado à Vida Consagrada, que está findando:
Enfim, Irmã Sônia Matos, Conselheira Geral da Congregação das Adoradoras do Sangue de Cristo, que atua nos Estados brasileiros do Amazonas, Pará e Goiânia, destaca o que mais lhe chamou a atenção nesta semana conclusiva do Ano da Vida Consagrada. (MT)