Scalabrinianas se reúnem para celebrar o Ano da Vida Consagrada

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins|31.10. 2015| As missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, da Província Nossa Senhora Aparecida se reuniram nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, para juntas celebrarem o Ano da Vida Consagrada.

O evento teve início com uma oração que trazia, em forma de teatro a mensagem do fundador e co-fundadores, Beato João Batista Scalabrini, padre José Marchetti e bem-aventurada Assunta Marchetti, seguido da mensagem da Superiora Geral, Irmã Neusa de Fátima Mariano gravada especialmente para este momento. “Congratulo-me com cada uma de vocês e as parabenizo por esta brilhante iniciativa de abraçar a grande proposta do Papa Francisco que nos convoca para celebrarmos o Ano da Vida Consagrada. Somos convidadas a redobrar o nosso animo para viver a nossa vida consagrada no serviço aos migrantes, no seio da Igreja e na vida fraterna em comunidade. Que este ano ajude a reavivar em nós o entusiasmo, o desejo de seguir Jesus como Centro da nossa vida consagrada e missionária e tê-Lo como a centelha do nosso amor”, diz trecho da mensagem.

A superiora provincial, Irmã Sandra Maria Pinheiro saudou as Irmãs e manifestou sua alegria pela presença de todas que se esforçaram para estar no encontro e fez memória e convidou o grupo a se unir àquelas Irmãs que não puderam deixar a missão para estar presente, mas que de uma outra forma se fazem unidas.

Irmã Sandra recordou, ainda, expressões do Papa Francisco por ocasião do Ano da Vida Consagrada. “Que entre nós não se vejam rostos tristes, pessoas desgostosas e insatisfeitas, “porque um seguimento triste é um triste seguimento”. Cara de pimenta azeda, “peperoncino”,jamais”, parafraseou.

As Irmãs aprofundaram por meio da assessoria de Irmã Zenaide Martins e Neuza Botelho, o documento do Papa Francisco Evangelii Gaudium e outras mensagens dele à Vida Consagrada.

No começo da tarde, as Irmãs assistiram a mensagem da presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês V. Ribeiro, mad, que deixou uma mensagem de unidade em nome da Conferência e exaltou as Scalabrinianas por seu trabalho na Igreja junto aos migrantes. “Queridas Irmãs Scalabrinianas receber a notícia de que vocês estão realizando este encontro, enche o nosso coração de alegria por perceber que estamos respondendo a este grande apelo do Papa de celebrar o Ano da Vida Consagrada. A vida consagrada é chamada a despertar o mundo e nossa presença, o nosso modo de ser, por si só, contagia as pessoas. E vocês com essa missão maravilhosa de trabalhar junto aos migrantes mais sofridos, que estão à margem da vida, quanta coisa bonita cada scalabriniana pode realizar com a sua missão”, afirma na mensagem.

Opereta que conta a Vida da Bem-aventurada Assunta Marchetti, foi exibida no salão e em seguida participaram de um trabalho de grupo para ressaltar as virtudes de beata que impulsiona a cada uma em particular. Na manhã do domingo, 01 de novembro, uma missa foi celebrada na paróquia Sagrado Coração de Jesus, dos Scalabrinianos junto aos paroquianos.

Publicações recentes