Ruídos estranhos na “nova política”

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

 

 

 

Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs

Vimos como nestes dias o comediante televisivo Volodymyr Zelenskiy, de apenas 41 anos, ganhou as eleições na Ucrânia com mais de 70% dos votos. O ilustre desconhecido saiu vitorioso na corrida eleitoral à presidência devido sobretudo ao descontentamento da população com o veterano Petro Poroshenko. Na falta de uma alternativa viável e robusta, prevaleceu a vitória do voto negativo, da recusa à ordem vigente. O fato não é novo, nem se limita aos países do leste europeu. Algo dessa “escolha” motivada pelo descontentamento já é conhecida em outros países. Dois exemplos: Itália e Brasil. Entre nós, o deputado federal Tiririca – Francisco Everaldo Oliveira Silva – pulou da comédia para a política com uma votação estridente. Na Itália, Giuseppe Piero Grillo é líder incontestável do Movimento 5 Estrelas, que hoje divide o poder com a Lega de Matteo Salvini.

O descontentamento generalizado, entretanto, provoca saltos mais perigosos e perniciosos. Também neste caso, por falta de uma alternativa político-econômica mais convincente, a “escolha” recai sobre personalidades no mínimo exóticas. Os exemplos aqui podem ser os Estados Unidos, de um lado e, do outro, novamente o Brasil. No país do tio Sam, Donald Trump chegou à Casa Branca evitando debates abertos e transparentes, ao mesmo tempo que se comunicava prevalentemente pelas redes sociais. Idênticas palavras podem ser aplicadas à eleição de Jair Messias Bolsonaro ao Planalto do Planalto. Também ele se mostrou evasivo e lacônico no confronto direto, o que contrasta com frequência da comunicação pelo Twitter. Nota-se que a simplificação de questões complexas, através das redes sociais, é própria de um novo tipo de autoritarismo em voga.

Em todos os casos acima elencados, constatam-se dois aspectos preocupantes para a saúde e o futuro da democracia. Vale destacar dois sintomas de que ela está tomada por bactérias nocivas. Em primeiro lugar, verifica-se uma aversão não tanto à prática política em si, e sim ao processo democrático de exercê-la. Disso resulta a tentativa de criminalizar as demais instâncias que formam o Estado, tanto os órgãos do poder executivo quanto o poder legislativo, formados pela Câmara e Senado. Daí as rugas, os ruídos, as intrigas. Os rumores e os mal-entendidos com representantes de outras esferas administrativas. Ao poder autoritário não costumam agradar nem a reflexão nem a argumentação. Tende a dominar com palavras de ordem!

Em segundo lugar, um rápido olhar sobre as eleições nos Estados Unidos, no Brasil, na Itália e na Ucrânia – para não falar de outros casos igualmente emblemáticos – revelam uma grave falta de lideranças, seja em termos nacionais ou regionais, seja em termos globais. Não se trata de uma falta de espetáculo e fogos de artifício (isso existe em abundância), mas de estadistas conectados e comprometidos com as necessidades e urgências básicas da população, de maneira particular com os extratos de baixa renda. Faltam personalidades políticas que sejam capazes de descer de suas visões ideológicas, pisar no chão duro, úmido e escuro por onde caminham os cidadãos, interpretar suas aspirações mais profundas e, com tais instrumentos, criar canais e mecanismos de participação popular em vista de novas políticas públicas.

Esse descompasso entre os eleitos e a nação verdadeira só faz aumentar após a vitória. A tendência é ouvir não tanto as instituições democráticas, os movimentos, associações, por exemplo, e sim o grupo das redes sociais. Governar a partir delas equivale a privilegiar o corporativismo, marca registrada das oligarquias e autarquias. No caso do Brasil, contamos com um agravante: a presença ausente de Olavo de Carvalho. Ao intrometer-se nos bastidores da política real (e virtual), vem criando fissuras que já aparecem como rachaduras no interior do próprio governo. Entre o mago da Virgínia e os representantes do clã Bolsonaro, não é ocioso perguntar quem detém efetivamente as rédeas do poder. Que rota e horizonte a direcionam?

Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs – Rio de Janeiro, 23 de abril de 2019

Publicações recentes