Retiro Espiritual Online da CRB Nacional reúne religiosos de diversos países em busca de reflexão e oração

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Entre os dias 1º a 7 de julho de 2023, a Conferência dos Religiosos do Brasil, promoveu o 3º Retiro Espiritual Online, evento que reuniu religiosos e religiosas de diferentes estados brasileiros e também com a participação de outros países como Haiti, Angola, Moçambique, Filipinas, Paraguai e Alemanha.

O retiro proporcionou um ambiente de reflexão e encontro espiritual, sob a assessoria de Irmã Annette Havenne, da Congregação das Irmãs de Santa Maria. Com o tema: “Profetas e Profetizas do Reino, da Bíblia aos dias de hoje”, Ir Annette convidou os participantes a percorrerem um caminho de oração com os profetas do Antigo Testamento, Samuel, Jeremias, Ezequiel, dando continuidade ao tema, trazendo às mulheres profetizas, no Novo Testamento. Além do chamamento para o foco principal: Jesus, o grande Profeta do Reino.

Simultaneamente a estes profetas bíblicos, Ir Annette trouxe uma profunda reflexão sobre a vida, missão e profecia, de Dom Helder Câmara, com todo o seu legado.

Realizado de forma virtual, o retiro permitiu que os participantes organizassem seu próprio dia, horários e local para participar ativamente das reflexões e momentos de oração pessoal. Duas sessões diárias foram disponibilizadas, às 9h e às 18h, permitindo flexibilidade e adaptabilidade aos diferentes compromissos dos retirantes. Além disso, a cada dia, o espaço de oração foi sendo construído com base em símbolos como Bíblia, cruz, luz, sementes, plantas, frutos e pão, enriquecendo a experiência espiritual e conectando os participantes com o sentido do ser profeta e profetiza hoje.

A participação expressiva de 113 conexões durante o retiro evidencia o empenho da Vida Consagrada em buscar momentos para se refazer, reabastecer espiritualmente em vista da missão. Em alguns casos, até seis pessoas se reuniram em uma única conexão para participar do retiro, demonstrando o compromisso compartilhado com o caminho espiritual.

Diversos relatos foram compartilhados pelos participantes, expressando gratidão pela oportunidade de vivenciar o retiro e partilhando experiências, a partir da iluminação realizada pela Ir. Annette Havenne. A gratidão e o enriquecimento espiritual foram temas recorrentes nas manifestações dos participantes.

Ir. Cerli Maria Benachio destacou a importância de refletir sobre os desafios da vida consagrada e ressaltou a necessidade de enfrentar os desafios com ousadia, seguindo os passos de Jesus.

Ir. Sônia Lima, Ministra dos Enfermos de S. Camilo, expressou seu agradecimento à CRB Nacional e às assessoras pelo retiro iluminado, que motivou os participantes a se comprometerem com a missão de Jesus, especialmente junto aos mais pobres. Ir. Noeli, das Irmãs da Divina Providência em Münster, na Alemanha, agradeceu pela oportunidade de fazer seu retiro anual em seu idioma e expressou o desejo de ser uma profetisa do seu tempo.

As Irmãs Célia, Cirley e Rosângela, das Missionárias de Jesus Crucificado, encontraram inspiração para serem semeadoras de esperança no cotidiano, com uma missão preferencial pelos mais vulneráveis. Ir. Maria Percila expressou, em forma de acróstico, a importância de movimentar-se em prol da vida e da missão, de escutar os clamores do coração e de se levantar em meio às dificuldades.

Outros participantes, como Nazaré Idalina de Jesus, Sileide Maria da Silva, Terezinha Daniele, Irmã Maria de Fátima Silva, Creusiene Solange Chaves, Ir. Hermelinda, Ir. Suení, Franciscanas Missionárias de Maria, Ir. Monika, Francisca das Vitórias, Marli Lacerda Gusmão e Maria Luiza Nunes também expressaram gratidão, renovação espiritual e compromisso com a missão após a experiência do retiro.

Confira abaixo fotos dos cantinhos de oração dos participantes deste retiro:

Retiro Espiritual Online da CRB Nacional reúne religiosos de diversos países em busca de reflexão e oração
« de 17 »

Publicações recentes