RELIGIÃO, ÉTICA E POLÍTICA

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Irmã Vera Ivanise Bombonatto

Nos dias 10-13 de julho 2018, realizou-se, em Belo Horizonte, na PUC-Minas, o 31º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião, SOTER. O evento, que contou com a participação de cerca de 300 pessoas, teve como tema o trinômio Religião, Ética e Política.

A organização do Congresso contemplou, na parte da manhã, conferências sobre os vários aspectos do tema principal; na parte da tarde, realizaram-se grupos de estudos e fóruns de debates sobre um leque diversificado de temas, enriquecendo a reflexão e compartilhando pesquisas e preocupações.

O desafio foi relacionar os três temas importantes e relevantes no contexto atual: religião, ética e política. A questão da Religião é central e está em relação com outras áreas do saber; a ética, por sua vez, é uma necessidade urgente na sociedade hoje; e a política é uma questão grave, no Brasil e em todo o mundo.  

Algumas preocupações e desafios acompanharam o desenrolar do Congresso: a leitura do contexto atual, relacionando as três temáticas: religião, ética e política; o foco na questão social que cerca o contexto, tendo atenção especial à multi e a interculturalidade; o quadro político, a corrupção, o uso e abuso da religião no poder político, os fundamentalismos, as questões atuais quer tocam o trabalho escravo contemporâneo, as migrações modernas, o papel dos movimentos sociais, entre outros. O objetivo que esteve sempre presente foi o de oferecer um olhar da teologia e das ciências da religião diante do quadro político-social atual.

As propostas apresentadas e os debates que envolveram as dinâmicas do Congresso Internacional da SOTER, não encerram as questões; mais do que isso, são questões abertas que pedem atenção continuada; são urgentes e tocam em causas sensíveis que devem ser enfrentadas, com lucidez, discernimento e coragem profética. Estas propostas exigem um processo dinâmico, num horizonte que se fazer novo, preservando direitos que são essencialmente humanos e abrindo uma perspectiva de igualdade e justiça social.

Dois eventos alegraram as noites e mereceram atenção, participação e destaque: o lançamento da obra Cristo e o Universo: a visão mística de Teilhard de Chardin, da professora Aparecida Vasconcelos, vencedora do Concurso Soter/Paulinas, prêmio Afonso M. L. Soares; a homenagem prestada ao biblista Carlos Mesters, que recebeu o prêmio João Batista Libanio, em reconhecimento pela sua trajetória exemplar em relação a leitura popular da bíblia. Em sua fala, Carlos Mesters sintetizou, de modo simples e sapiencial, sua trajetória, marcada pelo amor a Palavra de Deus e pela presença constante junto ao povo, sendo luz e guia.

Várias religiosas consagradas marcaram presença e acompanharam ativamente as discursões, mas a atuação das religiosas nas várias áreas da teologia ainda pode crescer muito, para oferecer ao Povo de Deus um serviço sempre mais qualificado, na compreensão e vivência da fé cristã.    

No final, os congressistas foram unânimes em aprovar uma carta-manifesto.

Leia abaixo o texto completo.

Belo Horizonte, 13 de julho de 2018.

Será que Deus se enganou ao criar-nos assim, negros, como somos?

Paulina Chiziane

 

Cidadãs e cidadãos brasileiros:

Sob o impacto das conferências que ouvimos no 31º Congresso Internacional da SOTER, realizado em Belo Horizonte, de 10 a 13 de julho de 2018, a partir do tema “Religião, Ética e Política”, do testemunho profético da escritora moçambicana Paulina Chiziane, e dos debates entre os mais de 550 participantes do evento, tomamos a liberdade de nos manifestar à sociedade brasileira porque o momento vivido no país é da maior gravidade. Como intelectuais e estudiosos das mais diversas expressões religiosas e dos dramas vividos por nosso povo, não podemos nos calar, muito menos como pessoas de fé que pautam suas vidas pela coerência na luta pela justiça, pela democracia e pela dignidade humana.

Como observadores atentos da conjuntura atual brasileira, denunciamos o processo iníquo de desconstrução da frágil democracia que vimos construindo duramente depois de mais de 20 anos de ditadura civil-militar. Percebemos que há um claro intento, em curso, de quebra do Estado Democrático de Direito, com a não garantia plena dos direitos e garantias fundamentais contidas na Constituição Federal de 1988, a relativização desses direitos em nome da racionalidade do mercado, que não está mais sob o controle do Estado Democrático de Direito. Constatamos a precarização das conquistas sociais e dos direitos da classe trabalhadora; o recrudescimento de distintas formas de violência que atingem particularmente os mais pobres e vulneráveis, os povos indígenas, os quilombolas e as populações tradicionais, além da violência crescente contra movimentos sociais e suas lideranças. Assistimos, indignados, ao aumento do feminicídio e da impunidade, ao desrespeito aos direitos humanos, à onda de intolerância religiosa e à disseminação do ódio social nas mídias abertas e redes sociais, situação que vem chegando às raias do crime contra a pessoa em número inédito neste país. Parece-nos, igualmente, um equívoco a militarização do combate ao crime organizado e a imposição da ordem social pela força em detrimento da liberdade de ir e vir e de um plano de segurança debatido amplamente pela sociedade.

Diante deste quadro dramático, como Sociedade de Teologia e Ciências da Religião, reivindicamos publicamente as seguintes medidas que podem ajudar o país a retomar o caminho da democracia e da paz social:

1. Resgate da Democracia, do Estado Democrático de Direito e da Soberania Nacional;

2. Recuperação dos serviços públicos de saúde para toda a população, com a sustentação prioritária do SUS;

3. Revogação das leis antipopulares como a Reforma Trabalhista e a Lei do engessamento do Orçamento Nacional por 20 anos;

4. Recuperação da Educação pública, gratuita e universal em todos os níveis e a garantia da continuidade da pesquisa nacional autônoma;

5. Demarcação dos territórios indígenas, das terras quilombolas, das terras dos povos originários, sobretudo na Amazônia;

6. Reforma Agrária com apoio creditício e técnico à agricultura familiar, à agroecologia e à agricultura orgânica; retomada do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos pelo governo federal e instituições públicas de ensino; a redução do uso de agrotóxicos;

7. Combate à impunidade e ao feminicídio, com garantia da vida de mulheres ameaçadas;

8. Garantia de liberdade de culto para todas as expressões religiosas sem interferência do Estado;

9. Garantia plena do direito de opinião, de exercício do pensamento crítico e do debate público nas escolas em todos os níveis;

10. Resgate da ética na política com participação popular, garantia plena do voto popular e do direito às candidaturas de todas as pessoas;

11. Resgate do direito pleno à presunção de inocência, cf. o artigo 5º da CF 1988;

12. Resgate da dignidade de isenção do Poder Judiciário;

13. Democratização das mídias abertas e controle dos monopólios da informação;

14. Defesa irrestrita da vida das pessoas, do meio ambiente e resgate do instituto da precaução, sobretudo na agricultura de exportação e da monocultura;

15. Promoção da dignidade de todas as pessoas e dos direitos humanos conforme os Planos Nacionais de Direitos Humanos.

No momento em que o pais vive talvez sua mais grave crise social, política, econômica, ambiental e moral, a SOTER, seus membros e participantes deste Congresso Internacional conclamam publicamente o povo, as instituições científicas, as comunidades de fé, os movimentos sociais, as igrejas, os sindicatos, as entidades civis, as associações e as cooperativas a levantarem sua voz em defesa dos direitos e garantias fundamentais, e a buscar com organização e criatividade caminhos para o resgate da Democracia participativa e transformadora, única forma de evitar o caos social, o abuso do poder estabelecido e a violência sem tréguas.

Inspirados pelo Espírito da Vida que sopra dos quatro ventos da terra, afirmamos nossa esperança de novos céus e nova terra, com cidadania, justiça e paz.

A Diretoria

Cesar Kuzma – Presidente da SOTER

Maria Clara L. Bingemer

Paulo Fernando C. de Andrade

Solange Maria do Carmo

Alex Villas Boas Mariano

Participantes do 31º Congresso Internacional da SOTER 2018

 

 

   

 

Publicações recentes