Regional Porto Velho marca presença na 12ª Romaria da Terra, das Águas e das Florestas em defesa do meio ambiente

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
X
Telegram

No último domingo, 20 de outubro, a cidade de Costa Marques, Rondônia, recebeu de um encontro de fé, cultura e resistência em defesa do meio ambiente e dos direitos dos povos tradicionais. Religiosas da Regional Porto Velho estiveram presente na 12ª Romaria da Terra, das Águas e das Florestas, evento que reuniu as três dioceses do estado e marcou o retorno das celebrações após quatro anos de pausa devido à pandemia. Promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) em colaboração com várias instituições ambientais e sociais, a romaria foi um grito em meio aos desafios climáticos que têm impactado a região.

O tema da romaria, “Ouvir e comprometer-se com as dores e as lutas dos povos e da mãe natureza”, inspirado pelo lema bíblico “Deus viu a aflição, ouviu o clamor e desceu para libertar o povo de seus sofrimentos”, abordou questões que assolam Rondônia, incluindo as queimadas, a seca e o avanço do agronegócio sobre territórios indígenas e quilombolas. Durante a procissão, dividida em quatro paradas, foram refletidas as dores e as esperanças das comunidades indígenas, quilombolas e dos jovens, reafirmando a resistência dos povos que vivem os impactos da degradação ambiental.

A presença da Regional de Porto Velho, com 15 religiosas de diferentes congregações, destacou o compromisso da Vida Religiosa Consagrada com as causas ambientais e sociais na região amazônica.

Publicações recentes

Nota de Pesar | Papa Francisco

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) manifesta, com profundo pesar e firme esperança na ressurreição, sua comunhão com toda a Igreja no mundo pelo

plugins premium WordPress