Proteção da Família e Reeleição

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Essas continuam sendo as duas prioridades do governo Bolsonaro, não obstante o aumento de infectados e de mortos pela pandemia Covid-10. Para isso o capitão conta, de um lado, com sua infantaria ligeira, constituída pelas redes sociais da Internet e pelo grupo dos 300, este último até há pouco acampado na praça dos três poderes e fortalecido pelos encontros diários com o comandante em chefe. De outro lado, conta igualmente com uma artilharia pesada, formada pelo clã familiar, pelo do gabinete do ódio e pelos ministérios da ala ideológica. Reforçada, ademais, pelos militares mais afinados com um tipo de pensamento conservador e retrógrado ou com um nefasto saudosismo herdado dos tempos “áureos” da ditadura. O caráter ativo e belicoso desse exército permanentemente mobilizado não poupa munição quando se trata de fritar, destruir ou eliminar os que se recusam a participar da mesma guerra.

Desfraldando tais bandeiras prioritárias, infantaria e artilharia mantêm um bombardeio nutrido e sem tréguas, sobre os demais poderes, instituições, organismos e instrumentos próprios de uma democracia real e sobre qualquer opinião adversa ou postura crítica, bem como sobre a ONU e a OMS-Organização Mundial da Saúde. Os opositores que pensam de forma diferente se tornam “inimigos”, e estes devem ser abatidos. Daí o fogo cerrado contra os meios de comunicação social e seus respectivos jornalistas e repórteres, contra a academia e suas respectivas pesquisas científicas, contra a cultura e a arte e suas respectivas formas de expressão. Quem ousar pensar, e sobretudo quem ousa pensar diversamente, torna-se alvo imediato dessa “bancada da bala”, a qual, paradoxalmente, por vezes se confunde com a “bancada da Bíblia”.

Nesse cenário tenso e conflituoso, não surpreende os ataques frequentes à mídia, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, neste último caso até com rojões – numa espécie de figuração dos canhões no campo de batalha. A atmosfera agressiva, de resto, envolveu todo o processo da campanha eleitoral, estendendo-se posteriormente para o exercício do governo. Em outras palavras, é preciso manter os “soldados” em forma no decorrer de todo mandato, em vista do próximo enfrentamento, em 2022. Porém, e de maneira mais urgente ainda, é preciso blindar os membros do clã, bem como os amigos fiéis e partidários, contra a avalanche de pedidos de impeachment, de inquéritos e de investigações que correm no Ministério Público, nas instâncias do Poder Judiciário e na Polícia Federal.

Um revés imprevisto, contudo, caiu como um raio sobre a estratégia agressiva adotada. A prisão de Fabrício Queiroz, escondido na casa do advogado dos Bolsonaro, rasgou de cima abaixo o tênue véu do discurso moralista e de anticorrupção. Como nos lembra a fábula, “o rei está nu”! O semblante, os gestos e o comportamento do capitão sofreram uma mudança de 360 graus. Nos últimos dias, o silêncio eloquente tomou o lugar do palavreado fácil, arrogante e ofensivo. O exército deixou as trincheiras do front e recuou para a defensiva. Não são muitos os cidadãos brasileiros dispostos a acreditar que o presidente nada tenha a ver com a presença de Queiroz na casa de Frederick Wessef, em Atibaia.

Enquanto isso, os números referentes à pandemia sobem de forma vertiginosa. O Brasil já conta com mais de 1,3 milhão de pessoas atingidas pelo coronavírus, ao mesmo tempo que as mortes ultrapassaram a cifra de 57 mil. Neste triste ranking, o país ocupa o segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos, país do qual, aliás, tem copiado não poucos exemplos. Preocupante é saber que por trás de cada número e de cada cifra, oculta-se um nome, um rosto, uma pessoa, uma história construída de sonhos e esperanças, mas ceifada precocemente. E mais perturbador é ter consciência de que cada pessoa que partiu representa uma família enlutada, em geral sem o conforto de uma despedida respeitosa. E nessa tragédia sem igual, o silêncio e a indiferença do presidente retroagem ao início mesmo da pandemia, batizada por ele de “gripezinha”. Poucas ou nenhuma palavra de condolências, de aproximação e de solidariedade. E daí? Lamento!

Pe. Alfredo J, Gonçalves, cs, vice-presidente do SPM – São Paulo, 29 de junho de 2020

Publicações recentes