Procissão do Nazareno Negro reúne milhões de fiéis nas Filipinas

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

G1 09.01.15| Mais de um milhão de católicos saíram às ruas da capital das Filipinas, Manilla, nesta sexta-feira (9) para acompanhar a procissão do Nazareno Negro, um dos principais eventos religiosos no país, a menos de uma semana de receber a visita Papa Francisco.

Vestidos com camisetas com de Cristo coroado de espinhos, os devotos lançam roupas e lenços para que sejam abençoados pela imagem, a quem é atribuída poderes de cura. A procissão, que começa nas primeiras horas da manhã e segue até o início da noite, passa pelas regiões mais antigas da cidade.

O jornal local ‘The Inquired’ informou que os organizadores demoraram mais de duas horas para controlar a multidão, devido ao grande número de devotos que participarem do evento anual. Pelo menos uma pessoa morreu de um ataque cardíaco quando estava perto da imagem, disse Johnny Yu, porta-voz da Agência de Gestão e Redução de Risco de Desastres.

O Nazareno Negro chegou em Manila no dia 31 de maio de 1606 em um galeão de Acapulco, que, segundo a lenda, pegou fogo perto da costa das Filipinas. A crença popular diz que o calor das chamas deu a característica preta ao objeto, embora uma outra versão atribui a particularidade de que o artesão mexicano que esculpida queria carimbar seu próprio tom de pele na obra.

Vista de Francisco

Entre os dias 15 e 19 de janeiro, o Papa Francisco vai às Filipinas, um dos países mais católicos da Ásia, onde deve para visitar a cidade de Tacloban, que há pouco mais de um ano foi devastada pelo tufão Haiyan. Cerca de 90% dos 120 milhões de filipinos professam a religião cristã, dos quais 80% pertencem à Igreja Católica e os restantes são de outras denominações cristãs.

Organização teve trabalho para controlar fiéis, que subiram na imagem durante a procissão nas Filipinas (Foto: Bullit Marquez/AP Photo)
 
Fonte:g1.com.br

 

Publicações recentes