Presidente da CRB participa do lançamento da pesquisa  “A contrapartida do setor filantrópico no Brasil”

Em sessão especial na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 22 de junho,  foi lançada a pesquisa sobre a  contrapartida do setor filantrópico no Brasil.

A presidente da CRB, Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, se fez presente, em nome da Vida Consagrada do Brasil que mantém inúmeras instituições de saúde, educação e social.

A pesquisa foi preparada pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF)  afirmando os imensos desafios  e a necessidade de apresentar às autoridades e todo povo brasileiro  dados completos, reais, auditados e com contas prestadas.

O apresentador da pesquisa, Dr. Pedro Mello, pesquisador,  salientou que os dados tem maior valor qualitativo que quantitativo. O Brasil possui 27.384 instituições filantrópicas, cadastradas na Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS).  Os números são muito significativos. Em cada r$ 1,00 (um real) de imunidade, a sociedade recebe r$ 9,79 (nove reais e setenta e nove centavos) em benefícios ao população.  É importante ter consciência de alguns dados:  230 milhões de procedimentos hospitalares realizados,  778 mil bolsas de estudo para alunos da educação básica e ensino superior,  625 mil vagas para pessoas em vulnerabilidade social,  atendimento 100% gratuito em assistência social.

É preciso dar visibilidade à pesquisa e buscar todos os meios para que as poucas conquistas  não sejam derrubadas pelos vetos que no momento estão vindo à tona.  conforme afirmação do Dr. Hugo Sarubbi Cysneiros, advogado da  CRB. “São vetos absurdos, com inspiração arrecadatória. nossa esperança é que todos os vetos caiam”.

Quantos consagrados e consagradas deram e estão dando a vida nas obras sociais, de saúde e de educação,  sempre em defesa da vida.

Posts relacionados

Junho do Meio Ambiente

Com participação exclusiva de: Aline Souza, catadora da Cooperativa Reciclo. Diretora Presidente da CENTCOOP DF. Ivo Poletto, assessor/membro do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental

Leia mais »

Nota do CIMI

Nota do Cimi O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) manifesta sua solidariedade ao povo Guarani e Kaiowá e cobra justiça pelo assassinato de Vitor Fernandes “Eu

Leia mais »