Foto: Projeto de economia solidária com as mulheres haitianas. Arquivo: Projeto Missionário Intercongregacional Nazaré.
A presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, em vídeo especialmente gravado para a série de matérias sobre a presença missionária da Igreja no Brasil no Haiti desde que aquele país foi atingido, em 2010, por terremoto que atingiu 7 pontos na escala Richter e deixou cerca de 300 mil mortos. Ela conta sobre os desafios do projeto missionário intercongregacional Nazaré, desenvolvido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
A religiosa, no vídeo, fala das dificuldades enfrentadas pelo povo Haitiano e pelo Haiti, especialmente nos dias atuais. “O Haiti vive um momento dramático. Podemos dizer: quando esse país não viveu situações tão terríveis quanto as que está vivendo agora? É o país mais pobre da América Latina”, apontou.
Irmã Maria Inês disse que a presença da Igreja no Brasil no Haiti, por meio das 19 congregações religiosas que se somaram solidariamente em diferentes fases da missão e de 19 religiosas, busca amenizar um pouquinho do sofrimento do povo haitiano. “Todas as irmãs que por lá passaram não tinham e não têm salário. Têm uma ajuda de custo para sua sobrevivência dispendida pela CNBB e CRB, por meio da Cáritas Brasileira”, disse.
De acordo com a presidente da CRB, estas religiosas foram e são presença solidária especialmente no momento de dor após o terremoto. “O que é mais significativo é a presença. O povo da Haiti sabe: estas irmãs estão conosco, nos apoiam, são a esperança no campo da fé, da solidariedade, do serviço social”, disse. Conheça, abaixo, a quais Congregações e Institutos religiosos participaram da Missão no Haiti 2010 a 2021.
- Pias Mestras Venerini
- Providência de Gap
- Pequenas Irmãs da Providência
- Irmãs Catequistas Franciscanas
- Irmãs de Santa Catarina de Alexandria
- Irmãs da Divina providência
- Filhas do Amor Divino
- Carmelitas da Divina Providência
- Franciscanas da Providência de Deus
- Missionárias de Jesus Crucificado
- Companhia de Santa Teresa de Jesus
- Servas da Santíssima Trindade
- Franciscanas de São José
- Irmãs Franciscanas de Cristo Rei
- Religiosas da Instrução Cristã
- Sociedade de Vida Apostólica Fraternidade Esperança
- Congregação das Carmelitas de Vedruna
- Instituto Josefino
- Missionárias de São Carlos Borromeu
Celebração em Ação de Graças pela nova fase da missão
No próximo sábado, dia 17 de julho, às 11h, na capela Nossa Senhora Aparecida (sede da CNBB), uma Celebração Eucarística em Ação de Graças pela Missão no Haiti vai marcar a nova fase da presença da Igreja no Brasil naquele país, especialmente a conquista de uma nova residência para o projeto missionário. A celebração, a ser presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portela Amado, será transmitida pelas redes sociais da CNBB, CRB e demais parceiros.
Fonte: CNBB