Plataforma de Ação Laudato Sì do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram


A CRB, a partir do mês de agosto de 2022, disponibiliza no seu site a Plataforma de Ação Laudato Sì do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Cuidar de nossas irmãs e irmãos significa cuidar da casa que compartilhamos. Essa responsabilidade é “parte essencial duma existência virtuosa” (LS 217)

A Plataforma de Ação Laudato Si’ do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral é um espaço para que as instituições, comunidades e famílias aprendam e cresçam juntas enquanto caminhamos rumo à sustentabilidade plena no espírito holístico da ecologia integral. Convidamos você a fazer parte desta comunidade. A “sua cultura, experiência, iniciativas e capacidades” são necessárias em nossa jornada rumo ao amor pelo nosso Criador, uns pelos outros, e pela casa que compartilhamos. (LS 14)

A Plataforma de Ação Laudato Si’ capacita a Igreja universal e todas as pessoas de boa vontade para atenderem à Laudato Si’, a encíclica do Papa Francisco sobre cuidar da nossa casa comum.

Explorando os antigos ensinamentos da nossa fé à luz da crise ecológica de hoje, a Laudato Si’ nos ensina que “tudo está interligado” (LS 91). Como nossa relação com nosso divino Criador foi negligenciada, as relações humanas esmoreceram e nosso mundo esquentou, tornou-se menos estável e com menos vida. Consequentemente, todos nós sofremos e os mais pobres e vulneráveis sofrem ainda mais. Encaramos uma “uma única e complexa crise sócio-ambiental” (LS 139).

Há esperança. O Papa Francisco nos chama a desenvolver uma “consciência amorosa” desta casa que compartilhamos e agir a partir dos valores em que cremos. (LS 220)

Sobre a base concreta de “três relações fundamentais intimamente ligadas: as relações com Deus, com o próximo e com a terra,” nos comprometemos a embarcar nos “longos processos de regeneração” (LS 66, 202). Assumimos nosso devido lugar na “ordem e dinamismo” que nosso Criador estabeleceu e buscamos com urgência novas maneiras de viver com “criatividade e entusiasmo” (LS 221, 220).

Acesse e acompanhe em: https://plataformadeacaolaudatosi.org

Publicações recentes