Placar BenefiSUS mostrará em tempo real quantos atendimentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rogéria Araújo| 30.11.2015| Você sabe quantos atendimentos o Sistema Único de Saúde faz por dia? Durante toda a 15ª Conferência Nacional da Saúde, que acontecerá de 1 a 4 de dezembro, em Brasília, um placar eletrônico instalado na entrada do Centro de Convenções Ulysses Guimarães mostrará segundo a segundo a importância do sistema público para a população brasileira através de dados, o BenefiSUS.
A ideia foi consolidada coletivamente ao longo de todo o processo de construção do evento por movimentos sociais, conselheiros/as de saúde, redes, entidades populares e de base que atuam em defesa do SUS, Pastorais Sociais e outros organismos ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O objetivo é claro: contra-atacar todas as tentativas que colocam o sistema de saúde em ameaça para as populações mais excluídas e sem acesso a um serviço considerado dos mais básicos com dados da realidade.

Manifestação em defesa do SUS

“Saúde não é negócio, nem mercadoria. É direito de cidadania”.
A Frente em Defesa do SUS (ABRASUS) realizará em Brasília (DF), nesta terça-feira, 1 de dezembro, antecedendo o início da 15ª Conferência Nacional da Saúde, a Marcha em Defesa do SUS. A manifestação tem como propósito chamar a atenção para o funcionamento da saúde pública, respeitando a democracia e a qualidade.

A concentração será às 14h, em dois pontos: na Catedral e no Museu Nacional. Com três carros de som, a Marcha fará um trajeto, com parada em frente ao Congresso Nacional, onde haverá uma grande ato em defesa do SUS, em defesa da democracia e participação popular.

Tenda “Em Defesa do SUS”

Toda essa mobilização está sendo responsável em levar cerca de 500 delegados e delegadas, além de convidados, que terão como ponto de concentração a tenda “Em Defesa do SUS”, onde o BenefiSUS será instalado. A tenda servirá como um ponto de encontro, onde estarão dispostos vários materiais de projeto Direitos Sociais e Saúde: Fortalecendo a Cidadania e a Incidência Política como folders, as propostas defendidas para a 15ª Conferência, marcadores de páginas, camisetas, documentos bases de orientação, teses para a Conferência, entre outros. Além de materiais de parceiros essenciais nesta caminhada que quer manter um SUS com qualidade e há décadas milita por isso.

Esta articulação entende que há muito tempo o sistema público de saúde é alvo de ameaças, com recursos que querem sua redução ou mesmo outras investidas que tentam acabar com direitos sociais, a exemplo de Propostas de Emendas Constitucionais (PEC), como a 451, que viola o direito à saúde e segmenta de forma classista o SUS, e de Projetos de Leis que apoiam a financeirização da saúde, fortalecendo planos de saúde privados.

“Saúde não é negócio, nem mercadoria. É direito de cidadania”.

Leia também: Marcha ocupará as ruas de Brasília no próximo dia 1 de dezembro

Para mais informações: www.direitososociais.org.br
Assessoria de Imprensa: Rogéria Araujo (85) 98683.8141 | (11) 95847.7590
e-mails: coord.direitosesaude@gmail.com comunica.direitosesaude@gmail.com

Publicações recentes