Pe. Spadaro fala da ecologia integral e de ‘profecia’ como palavra-chave do Sínodo

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
“A ecologia integral significa uma visão que é tipicamente católica que une o homem, a terra, Deus “. Palavras do padre Antonio Spadaro, diretor da revista “La Civiltà Cattolica” em uma entrevista ao Vatican News

Ao falar sobre os primeiros dias do Sínodo para a Amazônia ao qual participa como membro nomeado pelo Papa Francisco, padre Antônio Spadaro é claro: “Está andando muito bem, principalmente porque percebe-se uma grande energia. Parece-me que isso seja a chave deste encontro, uma energia capaz de exprimir a riqueza dos territórios de proveniência dos Pastores, uma energia manifestada de muitas maneiras, até mesmo com o canto!”. Padre Spadaro detêm-se em particular no “grande desejo de anúncio da Palavra de Deus e de questões sobre perguntas verdadeiras, sobre como viver a Igreja em seus territórios”.

Spadaro: “Profecia” é a palavra chave deste Sínodo. Há necessidade de entender como a Igreja e como o Evangelho, que a Igreja testemunha, possam mudar a realidade, como possam influenciar também na vida social, política, ecológica dos territórios. O Evangelho como palavra viva, não como palavra morta.

O Evangelho como palavra viva capaz de chegar ao coração das pessoas. Neste sentido falou-se também da importância da Eucaristia, ou sejam da necessidade de chegar aos territórios com grandes dimensões…

Spadaro: Há uma exigência pastoral profunda que se manifesta nas palavras dos bispos que algumas vezes falam de suas experiências: é como se na Itália tivesse, por exemplo, 60 padres, proporcionalmente ao seu território. Precisa-se proclamar a Palavra de Deus, mas também viver a Eucaristia, portanto não só momentos juntos de oração, mas também, momentos juntos de celebração dos Sacramentos.

O que o senhor nos diz sobre a ecologia integral?

Spadaro: A ecologia integral é uma ideia que une a vida, a nossa religiosidade, o nosso modo de viver ordinariamente o território, que não é simplesmente alguma coisa material, então ecologia integral significa uma visão que é tipicamente católica que une o homem, a terra, Deus. Esse é um grande apelo que se destaca desde a proclamação deste Sínodo, porque nos ajuda a entender como tudo está relacionado.

O que estão manifestando os representantes das populações indígenas presentes neste Sínodo?

Spadaro: Uma presença viva, um testemunho da sua experiência. Devemos ouvir. Este é um outro tema importante do Sínodo: a escuta.

Fonte: Vatican news

Publicações recentes