Pe. Reginaldo Veloso canta, agora no céu: “Eu me entrego, Senhor, em tuas mãos”

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Pe. Reginaldo Veloso, que conduziu a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Recife (PE) por 12 anos, faleceu, aos 84 anos, na noite dessa quinta-feira (19), por volta das 23h30. Estava internado em um hospital em Recife para tratar de um câncer.

Breve currículo de Reginaldo Veloso
Reginaldo Veloso nasceu em Alagoas, foi para Recife para estudar, aos 13, e só saiu de lá para morar em Roma, onde estudou na Gregoriana, e foi ordenado padre.

Adepto da Teologia da Libertação, defendia uma Igreja  povo de Deus. 

Veloso também foi um dos divulgadores do documento ‘Eu Ouvi os Clamores do Meu Povo‘, de 1973.

O documento reivindicava trabalho para a multidão de desempregados da época e o atendimento de necessidades básicas, como moradia, transporte e outros direitos.

Entre 1978 e 1989,  Pe. Reginaldo Veloso desenvolveu, na paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Morro, um trabalho comunitário, voltado para construção de uma Igreja democrática e participativa.

Recentemente,  Pe. Reginaldo Veloso recebeu o título de cidadão de Pernambuco, Estado onde viveu a maior parte dos seus 84 anos.

Em entrevista ao JC, o Pe. Reginaldo Veloso falou sobre o seu ministério na Igreja Católica:

“Graças a Deus eu continuo exercendo o ministério que há 60 anos me foi confiado pela Igreja quando me ordenou presbítero. Continuo acompanhando pequenas comunidades, prestando assessoria a movimentos, a dioceses, a congregações religiosas”, disse ele.

Pe. Reginaldo  também falou de sua devoção à Nossa Senhora. “A minha devoção é para a mãe de Jesus, tenha ela o título que for. É uma dimensão importante da minha fé cristã. Porque Maria, sobretudo na teologia do terceiro evangelista, São Lucas, ela é um ícone para Igreja”, afirmou.

O compositor de músicas litúrgicas e bíblicas
Padre Reginaldo Veloso criou e publicou vários álbuns com músicas de cunho bíblico, religioso. Entre eles, aqui estão alguns:

 

1. Canto do chão – Tempo de mudar – COMEP/Paulinas
2. Pregão Quaresmal – COMEP/Paulinas
3. Reconciliai-vos – COMEP/Paulinas
4. Canto da Paixão do Senhor I – COMEP/Paulinas

5. Eu Me Entrego, Senhor, em Tuas Mãos · Cantos Hinário Litúrgico da CNBB  
6. Exulte de alegria – Proclamação da Páscoa – CNBB

7. Aleluia – A Terra Prometida – COMEP/Paulinas
8. Servidores do Reino – ANP 20 anos – Paulus

9. Aleluia! Porque hoje é Páscoa!

 

Nota da Arquidiocese de Olinda e Recife

A Arquidiocese de Olinda e Recife emitiu a seguinte Nota:

“‘Cai a tarde, vem a noite, a tristeza, o pranto, a dor; de manhã renasce o sol, novo dia, alegria’.

Após um período de hospitalização, em que enfrentava a batalha contra o câncer, faleceu ontem, dia 19 de maio, José Reginaldo Veloso de Araújo. A Arquidiocese de Olinda e Recife vem expressar as mais sinceras condolências por sua morte à sua família e amigos.

Reginaldo Veloso foi presbítero na Arquidiocese de Olinda e Recife, onde exerceu seu ministério sacerdotal na Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, no bairro da Macaxeira, e na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição. Muito contribuiu para o Setor de Música Litúrgica da CNBB com suas composições, muitas das quais cantadas nas celebrações litúrgicas em todo o Brasil.

Que seja concedido a Reginaldo Veloso cantar diante do Senhor Ressuscitado: Senhor, piedade, vem me socorrer! Minha dor e meu pranto mudaste em prazer; teu nome para sempre eu irei bendizer!”

Gratidão e solidariedade

A CRB Nacional agradece  a Deus, o grande dom que foi para a Igreja o Pe. Reginaldo Veloso, se solidariza com a Igreja do Recife e a família dele. E canta, com ele, o Salmo que musicou:

“Eu me entrego, Senhor, em tuas mãos e espero pela tua salvação”. 

Publicações recentes