Paulo Suess e Mercedez Casas Sánchez estão entre os conferencistas do Congresso da Vida Consagrada

Por Roseli Lara| 07.04.15| O Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária, padre Jaime Patias (IMC) participa em Aparecida do Norte (SP) do Congresso Nacional da Vida Consagrada, que prossegue até 10 de abril. O evento que reúne mais de dois mil religiosos de todo Brasil, reflete temas centrais para a vida religiosa.

Além de registrar número recorde de participantes, mais de 2 mil, o Congresso aberto neste dia 7, ocorre no Ano da Vida Consagrada, instituído pelo papa Francisco e à luz dos 50 anos do Concílio Vaticano II, refletindo o tema “Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava no caminho?” (Lc 24, 29). Além disso, o Congresso é iluminado pelas reflexões do triênio 2013/2016 da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), fundamentadas na narração sobre os Discípulos de Emaús e que visam, reanimar a vida religiosa.

Segundo a Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, o Ano da Vida Consagrada está envolvendo todas as 20 regionais da CRB com um profundo desejo de renovação. Tanto que, durante o Congresso, a Conferência dos Religiosos do Brasil irá enviar uma carta ao papa Francisco manifestando sua gratidão pela valorização da vida consagrada.

A presidente da CRB ressalta ainda que o Congresso coloca em prática um dos objetivos da Conferência que é o de “animar a Vida Consagrada, oferecendo-lhe possibilidade de reflexão e estudo para aprofundar justamente sua vida e sua missão”.

O Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dom Raymundo Damasceno Assis e a Presidente da Confederação Latinoamericana e Caribenha de Religiosos e Religiosas, Irmã Mercedes Casas Sanchéz da Colômbia, acompanham o evento, assim como, os bispos referenciais da CNBB para o tema da vida consagrada.

Programação
Na programação dos quatro dias do Congresso Nacional da Vida Consagrada, haverá reflexões sobre a identidade dos consagrados; o seguimento radical de Jesus e a missão como serviço ao povo de Deus, além da convivência e partilha de vida entre os religiosos.

Nesta terça-feira (7) o tema geral é “Resgatando o Caminho”, com a conferência do padre Geraldo Kolling (SJ) e na sequência  “Peregrinos vigilantes, Místicos militantes, Profetas de uma Igreja em saída”, com padre Paulo Suess, assessor teológico do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

O tema das reflexões na quarta-feira (8) será do “Ministério à Mistagogia”, com celebração eucarística presidida por dom Jaime Spengler, bispo referencial da CNBB para a vida consagrada.

Na quinta-feira (9) o tema das reflexões será da “Esperança para a Alegria” e uma das conferências tem a presença da Presidente da Confederação Latino-americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR), Irmã Mercedes Sánchez.

O encerramento, na sexta-feira (10), contará com celebração na Basílica Nacional de Aparecida do Norte.

O Congresso Nacional da Vida Consagrada será transmitido ao vivo pelo endereço https://anodavidaconsagrada.blogspot.com.br/.

Posts relacionados

É Advento!

É Advento! Tempo de caminhar na esperança! Tempo de esperançar! Tempo de estar vigilantes e atentos aos sinais dos tempos! Atentos aos sinais de que

Leia mais »