Parabéns e agradecimentos ao Pe. Weber que nos ajuda a celebrar

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

Ouça Pe. Weber, aos 87 anos,  neste vídeo

Para celebrar os 90 anos de padre José Henrique Weber, realizou-se, na quinta-feira, 29 de setembro, um concerto comemorativo, na Basílica Menor de Sant’Ana, em São Paulo (SP). Entre 1967 e 1983 foi assessor de Música Litúrgica da CNBB.

História de Pe. José Weber

Padre José Henrique Weber completou 90 anos no dia 23 de setembro. O Sacerdote da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, Padres Verbitas, é formado em Música pelo Pontifício Instituto de Música Sacra em Roma, com ênfase em canto gregoriano e composição, e especialista em Música pelo Institut Catholique de Paris, na França. Foi ainda assessor de Música Litúrgica da CNBB.

Nascido em Anitápolis (SC), é filho de Samuel Henrique e Benta Matos dos Santos Weber. Na Paróquia São Bonifácio, recebeu os sacramentos do Batismo, Eucaristia e Crisma. Ele recordou que, na sua infância, por causa das distâncias, na sua comunidade eclesial havia missa a cada dois meses, e que, aos domingos, seu pai era quem conduzia a “reza” do Terço e puxava as “cantorias”.

Era desejo de seu pai que um dos nove filhos seguisse a vocação religiosa. Aos 10 anos de idade, José Henrique ingressou no Seminário Menor dos Missionários do Verbo Divino, em Ponta Grossa (PR), onde cursou as etapas do antigo Colegial. Com 16 anos, foi para o Seminário no bairro de Santo Amaro, onde professou os votos religiosos temporários, estudou Filosofia e Teologia e foi ordenado sacerdote em 1959.

No seminário, era responsável por tocar os instrumentos musicais por ensinar aos demais seminaristas. Aos 16 anos, já tocava harmônio e dirigia a banda do seminário, com 25 instrumentos.

“A música é um dom de Deus. Sinto que sou um missionário Verbita que canta a essência da Palavra de Deus unida à Liturgia. Essa é minha missão na Igreja”, afirma.

Recém-ordenado, ele foi enviado a Roma para estudar Música no Pontifício Instituto de Música Sacra, onde se dedicou por oito anos ao Canto Gregoriano e Composição. No mesmo período, por dois anos, foi bibliotecário da Biblioteca de Música do Instituto.

Entre 1967 e 1983, foi assessor de Música Litúrgica da CNBB. Como compositor litúrgico, já musicou todo o Novo Testamento, inclusive a literatura epistolar do Apóstolo Paulo. São de sua autoria músicas para as Campanhas da Fraternidade e do hinário litúrgico, por exemplo.

As Campanhas da Fraternidade e os hinários litúrgicos trazem letras e músicas que marcam há mais de 50 anos a caminhada da Igreja no Brasil. Recorda as músicas “Prova de Amor“, “Eu vim para que todos tenham vida“, “O pão da vida, a comunhão” e “Eis o tempo de conversão”, que desde a década de 1970 animam as celebrações.

Padre Weber também se destacou no trabalho intenso que desenvolveu para a tradução dos Salmos e sua posterior musicalização para a edição brasileira da Liturgia das Horas.

Para ele, “o canto litúrgico tem a função de promover a comunhão, a alegria e a esperança. É uma via do encontro de Deus conosco e do encontro pessoal com Cristo”. Frisou, também, que “a música litúrgica expressa a natureza da própria ação sacramental”.

Atualmente, padre Weber se dedica, juntamente com o maestro Delphin Rezende Porto, a convite da Escola de Cantores da Catedral da Sé, em São Paulo, à composição de novas músicas para as antífonas do Missal Romano.

“Estamos procurando fazer o melhor para que a música litúrgica seja a expressão de fé do povo católico”, afirmou recordando o intenso trabalho na Catedral de São Paulo e, também, as gravações e produções musicais que estão em andamento.

Pe. Weber ainda destacou em sua entrevista ao O São Paulo que “a música é uma arte construída ao longo dos séculos e que ela não pode ser artigo de museu preso ao passado, mas atualizada ao contexto atual sem perder a essência”. Ele se diz feliz com todo o legado que deixa e com o lançamento de mais um livro “O canto e a música litúrgica no pós-Concílio”.

A CRB, em nome de todos os/as religiosos/as, expressa grande reconhecimento, ação de graças e gratidão pela contribuição que padre José Weber, religioso do Verbo Divino, presta à música litúrgica.

Publicações recentes