Papa Francisco fala aos Educadores do Congresso Interamericano reunidos em São Paulo

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cidade do Vaticano (RV) – Em uma mensagem em vídeo, o Papa saudou os participantes do 24º Congresso Interamericano de Educação católica, concluído na sexta-feira (15/01), em São Paulo.

Francisco pediu que os educadores estejam abertos à novas propostas de educação audazes e que a concepção educativa como transmissão de conteúdos terminou, está esgotada.

O Pontífice afirmou ainda que, na atualidade, quando o homem não está no centro da organização mundial, e sim o medo, um dos grandes desafios para a educação é não se tornar elitista.

Ao citar um educador brasileiro, o Papa reiterou que a educação deve estar baseada em três pilares: transmissão de conteúdos, de hábitos e avaliação.

“É uma linda expressão”, disse o Pontífice. Mas é preciso traduzi-la em atividades concretas.

“Assim, acontecerá a cultura do encontro e não do desencontro. Ou, pior: a cultura da não-integração, da exclusão, na qual somente uma elite, com uma educação seletiva, deterá o poder amanhã, ou hoje mesmo”.

Antes de concluir, o Papa refletiu:

“Ser educador é ser como Jesus, que nos educou”.

“Contra todo um sistema educativo dos doutores da lei, da rigidez… Leiam tudo o que Jesus diz a eles no capítulo 23 de Mateus”.

Jesus nos educa de outra maneira, com outro estilo, ressaltou Francisco.

“Nos educa em duas colunas muito grandes: as bem-aventuranças, no início do Evangelho, e o protocolo com o qual todos seremos julgados, que está em Mateus 25. Com isso, Jesus destruiu um sistema educativo baseado em normas, em preceitos que, em última instância, eram a profecia do que foi a Ilustração, que hoje em dia não nos serve a nada”.

Assista a mensagem em espanhol

(RB)

Fonte: Radiovaticana

Publicações recentes