Palotinos realizam Assembleia Provincial com novo Governo e envios à missão

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

Palotinos realizam Assembleia Provincial em Vale Vêneto

Três bispos e cerca de 80 padres e irmãos Palotinos, membros da Província Nossa Senhora Conquistadora, com sede em Santa Maria (RS), participaram da Assembleia Provincial, nos dias 2 a 6 de janeiro de 2020, em Vale Vêneto (RS).

Na abertura da Assembleia foi realizada uma celebração eucarística de encerramento com os membros do Conselho Provincial do triênio (2017-2019), presidida pelo padre Lino Baggio, vice-provincial. No dia 03 assumiu o novo Conselho Provincial para o próximo triênio (2020-2022), eleito em outubro do ano passado, sendo que o Padre Clesio Facco foi reeleito Provincial, Padre Alison Valduga, vice-provincial, e o conselho provincial formado pelos padres Juliano Dutra, Gilberto Orsolin e Ronaldo Kuhnen. Para secretário provincial foi nomeado o padre Mércio José Cauduro e, ecônomo, padre Vanderlei Luiz Cargnin.

Padre Clesio Facco assumiu novamente o conselho para os próximos três anos, deixando claro que é sempre um grande desafio, pois “os padres irmãos palotinos têm uma grande missão e precisam se dedicar cada vez mais para atender a comunidade”, frisou. Na ocasião, foram apresentados os relatórios das atividades e da economia e aprovados pelos delegados das Comunidades Locais. “Os bens estão a serviço dos membros da Província, da evangelização”, lembrou padre Vanderlei.

 

Resiliência na vida consagrada

Ainda durante a assembleia, a Irmã Suzana Rocca colaborou com a reflexão sobre relações humanizadoras. “Vencer as crises e provas é aprender com as experiências dolorosas, tentando transformar situações adversas em novas perspectivas na vida com resiliência”, salientou.

Resiliência é um termo da física usado na psicologia para designar a capacidade da pessoa superar as dificuldades inerentes ao seu viver e conviver em comunidade.

Para Irmã Suzana, todas as pessoas necessitam de um “tutor de resiliência”, ou seja, de alguém que acredita na potencialidade da pessoa, que sabe ouvir e ter um vínculo empático para ajudar à pessoa a desenvolver suas capacidades de superação.

Consagração perpétua

Uma das grandes alegrias do evento foi à consagração perpétua de cinco novos membros: Celso Jochua Tsmbi, Emerson Gabriel de Souza Coutinho, José Ananias Fernane Neto, Rogério Ferreira de Moraes e Selvino Alves Ribeiro. “Para mim foi um passo dado em minha vida. Uma fase que se encerrou e começou outra para estar definitivamente a serviço de Deus e os irmãos”, disse Celso Jochua.

A consagração perpétua aconteceu na Paróquia Corpo de Deus, a Matriz de Vale Vêneto, presidida por dom Edgar Xavier Ertl, concelebrada por dom João Bergamasco (bispo de Corumbá), dom Elói Roggia (bispo emérito) e grande número padres e irmãos palotinos, bem como amigos e familiares dos novos membros. Padre Clesio recebeu as consagrações.

Na homilia dom Edgar afirmou que as cinco consagrações são um presente de Deus. “É a manifestação de Deus para a Província, um presente”. Na mensagem final padre Clesio lembrou a mesma atitude do fundador São Vicente Pallotti. “Para nós palotinos consagrar-se é assumir a missão de Jesus Cristo, como Pallotti fez”, concluiu.

Estágio Pastoral

Em 2020 os seminaristas Jairo Vieira da Silva Junior, Douglas Durigon e Celso Jochua farão um ano de estágio pastoral em paróquias palotinas. “O Jairo vai estagiar na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Fátima do Sul (MS). O Douglas vai para a Paróquia São Luiz Gonzaga, em Porto Velho (RO) e o Celso para a Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Quissico, Moçambique”, comunicou padre Clesio.

 

Por Pe. Judinei Vanzeto, SAC – Jornalista

 

 

 

Publicações recentes