Pai dos emigrantes – Scalabrini – é canonizado

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Dia 09 de outubro foi anunciado pelo Papa Francisco como a data de canonização de João Batista Scalabrini, fundador das Congregações dos Missionários de São Carlos (1887), Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo (1895) e Sociedade São Rafael (1889), criadas para atuar a serviço dos migrantes que viajavam para as Américas em busca de trabalho, no final do século 19. O anúncio foi feito no sábado, 27 de agosto, durante o Consistório do Papa com Cardeais.

«Profundamente enamorado de Deus e extraordinariamente devoto da Eucaristia, ele soube traduzir a contemplação de Deus e do seu mistério em uma intensa ação apostólica e missionária, fazendo-se todo em todos para anunciar o Evangelho». (São João Paulo II)

Traços biográficos
Nascido e batizado no mesmo dia, em Fino Mornasco (Como) – 8 de julho de 1839.
Sacerdote: em 30 de maio de 1863; professor e reitor do seminário diocesano S. Abbondio.
Em 1870, torna-se pároco de San Bartolomeo, em Como.

Bispo de Piacenza
Ordenado bispo em Roma, em 30 de janeiro de 1876.
Ingresso na diocese de Piacenza, em 13 de fevereiro de 1876.
Realiza cinco visitas pastorais, às 365 paróquias da diocese.
Celebra três sínodos: 1879, 1893, 1899.
Funda as Escolas da Doutrina Cristã; dá vida à revista o Catequista Católico; celebra o primeiro Congresso Nacional de Catequese, em 1889. O Papa Pio IX o chama Apóstolo do Catecismo.

Pai dos emigrantes
Em 28 de novembro de 1887 funda a Congregação dos missionários de São Carlos.
Em 1889 institui a associação laical São Rafael para a assistência aos migrantes.
Em 25 de outubro de 1895 funda a Congregação das Irmãs missionárias de São Carlos.
Visita as missões scalabrinianas na América: em 1901 nos Estados Unidos e em 1904 no Brasil.
Morre santamente em Piacenza, em 1° de junho de 1905, Solenidade da Ascensão.

Testemunho das Irmãs Scalabrinianas

As Irmãs Missionárias Scalabrinianas estão presentes em 27 países da Europa, Ásia, África, América do Norte e América Latina, com pelo menos 600 Irmãs, que atuam em 159 comunidades, prestando apoio aos migrantes e populações mais necessitadas com diversas obras e projetos, que visam seu desenvolvimento integral.

No Brasil, sede da Província Maria, Mãe dos Migrantes (PMMM), que engloba América do Sul e África, as Scalabrinianas estão presentes nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande Sul, Goiás, Rondônia, Amazonas, Roraima, Ceará e no Distrito Federal, com atuação na saúde, educação e em obras sociopastorais.

Na área da saúde, as Scalabrinianas mantêm 4 hospitais e 4 unidades do CAPS em cidades do Rio Grande do Sul, com o objetivo de cuidar da saúde das pessoas com desenvolvimento científico, tecnológico e humano, de forma sustentável. Já na área da educação, a Rede ESI conta com 12 escolas, além de obras sociais em diversos países, promovendo uma educação baseada nos valores Scalabrinianos.

Nas ações e obras sociopastorais, as Scalabrinianas reconhecem os migrantes como sujeitos e protagonistas de suas próprias histórias, enquanto promovem sua participação na sociedade de acolhida, ajudam a preservar seu patrimônio cultural e religioso e defendem sua dignidade e Direitos Humanos.

Além disso, a PMMM na América do Sul também está presente na Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador e Paraguai. No continente africano, as Scalabrinianas atuam na África do Sul, em Angola e em Moçambique, sendo presença missionária entre os migrantes e refugiados, com projetos que fomentam sua inclusão nas sociedades de acolhida.

Beatificação

João Batista Scalabrini faleceu em 1º de junho de 1905 e foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em 9 de novembro 1997. 

Sobre a Canonização
https://www.scalabriniani.org/pt/giovanni-battista-scalabrini-causa-di-canonizzazione/

Publicações recentes