Pacto Educativo Global: curso online gratuito busca promover ambiente educacional baseado no diálogo e na escuta ativa

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Desenvolvida e disponibilizada pela plataforma educativa Farol 1817, em parceria com a PUCPR, capacitação é destinada a todos que atuam ou têm interesse na área da educação

Incentivar uma educação integral, focada no diálogo, inclusão e colaboração, e que vá além da transmissão hierarquizada do conhecimento são os principais objetivos do “Pacto Educativo Global”. Lançado em 2020 pelo Papa Francisco, no Vaticano, o documento objetiva uma verdadeira renovação do processo educativo. Visando democratizar e facilitar o acesso aos conceitos do tratado, a plataforma educativa Farol 1817, em parceria com a PUCPR, disponibiliza, gratuitamente, um curso online a todos os interessados no assunto.

Segundo explica José Leão, diretor executivo da Província Marista Brasil Centro-Sul, instituição idealizadora do Farol 1817, ao disponibilizar esse tipo de conhecimento, a plataforma educativa cumpre seu papel de tornar acessível conteúdos de qualidade, focados na melhoria da vida das pessoas e instituições. “O Farol 1817 é uma plataforma de educação à distância pensada para servir a comunidade. Queremos oferecer informação e formação para toda sociedade, para a igreja e também aos colaboradores da Província”, ressalta.

Conforme destaca a professora responsável pelo curso, Mariane Lins, a capacitação é destinada a todos que atuam ou têm interesse na área da educação e desejam entender um pouco mais sobre o Pacto Educativo. “E não apenas para os que atuam em escolas católicas e instituições ligadas à Igreja, já que o objetivo é formar uma aliança, uma aldeia educativa com a sociedade”, relata.

Mariane é graduada em Administração pela PUCPR, Pedagogia pela UFPR, possui experiência como professora da Educação Infantil e Ensino Fundamental e é tutora da Educação Especial. Atualmente, compõe a equipe do Observatório de Evangelização da Diretoria de Identidade Institucional da PUCPR, desenvolvendo ações relacionadas ao Pacto Educativo Global.

Ainda segundo ela, todos que se relacionam com a educação de alguma forma podem encontrar espaço de reflexão e de uma primeira aproximação com o pacto educativo a partir desse curso, sejam educadores, famílias, catequistas, estudantes, agentes comunitários, professores da educação básica e superior, e quem mais tiver interesse em contribuir para uma mudança na educação e na sociedade.

O curso é dividido em três partes: o pensamento educativo de Francisco; o instrumento laboris do Pacto Educativo Global; e os passos práticos para implementar os conceitos. Ele faz parte da série “Nos passos de Francisco”, mas pode ser feito de forma independente. As aulas trazem uma ideia geral dos conceitos, entre os quais: Educação baseada em diálogo; Educação para o acolhimento; Integração das três linguagens: coração, mente e mãos; e Relação intergeracional. Para saber mais acesse: https://farol1817.com.br/courses/nos-passos-de-francisco-pacto-educativo-global

Serviço:

Curso Pacto Educativo Global

Duração: 10 horas (com certificado)

Inscrições gratuitas pelo site: https://farol1817.com.br/courses/nos-passos-de-francisco-pacto-educativo-global

Publicações recentes