Os fantasmas nossos de cada dia

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Os fantasmas são sombras que nos acompanham no dia a dia. Presenças de contornos híbridos e indefinidos, mas nem por isso menos temerosas. Irrompem do nada, como se brotassem do chão, e interrompem nossos passos e pensamentos. Ignotas e anônimas, possuem o poder de nos assustar, uma vez que não é possível encará-las de frente, olhos nos olhos. Exatamente por serem sombras, costumam perseguir-nos de perto, porém, quando tentamos agarrá-las, nos escapam. Furtivas e desconhecidas, escondem-se atrás de cada curva, de cada esquina, em permanente emboscada.

Como nas tragédias do dramaturgo britânico Shakespeare – Macbeth e Hamlet, por exemplo – os fantasmas habitam o passado, mas com frequência visitam o presente, tanto em forma de pesadelos quanto à maneira de ideias fixas e obsessivas. Não raro confundem os limites entre a realidade e a fantasia. Perturbam-nos o sono e o sonho, mas perturbam igualmente o raciocínio lógico dos fatos, em suas causas, efeitos e implicações. Em casos extremos, como nas obras do escritor russo Dostoieskij – Crime e castigo e Os possessos, por exemplo – podem levar a um delírio mórbido e doentio. Em tais momentos, povoam a mente e a alma, deixando um rastro de alienação perigosamente vizinho à loucura. Como se pode notar, Shakespeare e Dostoiévski, antes de Sigmund Freud, colocaram em cena instintos, sentimentos e emoções que este último depois iria sistematizar e conceitualizar cientificamente.

Tanto é verdade que, em determinadas ocasiões, a pior companhia para uma pessoa vem a ser ela própria. Teme permanecer muito tempo isolada e sozinha para evitar o rumor estridente e ensurdecedor de seus fantasmas ocultos, mas sempre ativos e surpreendentemente loquazes. Escreve Dostoievskij a respeito de Raskolnikov, um de seus personagens mais atormentados: “Mas quanto mais solitário era o lugar, tanto mais intensamente ele sentia uma presença vizinha e inquietante”. E logo adiante: “Teria dado qualquer coisa no mundo para estar sozinho, mas sentia que não conseguiria permanecer só nem sequer por um minuto” (Dostoevskij, Fedor, Delito e castigo, Edizioni crescere, Milano, 2015). Do interior das entranhas, os fantasmas questionam, interrogam, interpelam o tempo todo.

Da mesma forma que na cura de um possesso por parte de Jesus, narrada nos Evangelhos (Mc 5, 1-20), também nossos fantasmas formam uma verdadeira legião, “porque somos muitos”, diz o texto. O que fazer diante de semelhantes intrusos, estranhos e às vezes selvagens? Das duas uma, ou nós aprendemos a dominá-los ou eles tomam conta de nossa existência. Com razão os denominamos “sombras”. Com efeito, basta um raio de luz sobre a sombra para que ela se volatize e desapareça por completo. Em outras palavras, um olhar direto, límpido e transparente sobre determinados fantasmas pulveriza sua presença, a ponto de reduzi-la a uma simples recordação inofensiva. Ao contrário, se não os encaramos de frente e com coragem, continuarão a ameaçar-nos pela vida afora. Neste último caso, em lugar de um tesouro cheio de pérolas brilhantes, a ser vez por outra revisitado, o passado torna-se um peso morto sobre os ombros. Verga-nos a espinha dorsal e os joelhos, extinguindo a alegria de viver. O desafio é saber se, no cotidiano, prevalecem as sombras ou a nossa vontade e perseverança em vencê-las.

A exemplo do ser humano, cada família ou grupo, cada comunidade ou sociedade, cada povo ou nação possui igualmente seus fantasmas. Em todas as expressões culturais e religiosas, anjos e demônios andam de mãos dadas. Por isso é que, quando os migrantes se deslocam em massa de um lugar para outro, levam consigo luzes e sombras, caracterizados como virtudes e vícios, valores e contra valores. Disso resulta clara a importância vital do encontro e do confronto, do intercâmbio e do diálogo como meios de depuração e purificação recíproca, o que consiste simultaneamente em recíproco enriquecimento. E resulta claro também o fato de que não é possível utilizar o discurso do respeito intercultural para encobrir determinados costumes que, no fundo, escondem patologias pessoais ou coletivas. Eis uma tarefa que nem sempre a Pastoral da Mobilidade Humana leva em devida consideração. Evidencia-se, portanto, que é impossível aceitar sem mais todo e qualquer tipo de atitude ou comportamento, seja por parte dos migrantes que chegam a um novo lugar, seja por parte da comunidade que os recebe. O choque cultural tem seu lado negativo, sem dúvida, mas abre a possibilidade de corrigir erros de ambos os lados. A mútua estranheza traz consigo mal-estar e mesmo hostilidade, mas torna-se também um espelho que ajuda a melhorar o aspecto de próprio rosto.

Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs . Bassano del Grappa, 15 de novembro de 2018

Publicações recentes