“O perdão é a mais concreta manifestação do amor”, diz padre Orestes

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 13.08.14| Uma Celebração Eucarística, na sede da CRB Nacional, em Brasília, marcou a continuidade da reunião da Diretoria reunida desde o último dia 12. Na Celebração estavam presentes todos os membros da direção, assessores/as e funcionários/as.

No início da Missa, a presidente Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, enfatizando o mês vocacional, convidou a assembleia a agradecer a vocação recebida para o serviço do Reino de Deus: a vocação de todos e cada um membro da CRB, missionários e missionárias enviadas ao mundo, leigos e leigas.

Na homilia, o presidente da Celebração, padre Orestes Carlinhos Fistarol, sdb, ressaltou os temas-chaves do evangelho do dia, a seu ver: o perdão e o poder que Jesus concede aos discípulos de ligar e desligar. Recordou que este poder já havia sido concedido a Pedro e aos apóstolos e agora Jesus os confere a todo aquele que Nele crê e que em nome d’Ele se reúne, ou seja, a comunidade cristã.

“Primeira grande convicção que temos todos nós é que Cristo nos reúne  e somos mais que dois  aqui reunidos e sentimos a sua presença e a sua força, pois Ele mesmo diz que ‘onde dois ou mais  estiverem reunidos eu estarei no meio deles’ ”, disse.  Essa força, segundo  padre Orestes, é que impulsiona os cristãos a se agregarem para rezar. “O que nos motiva a rezar juntos, é o fortalecimento da nossa fé n’Ele. E esta força e presença de Deus sentimos, embora não consigamos tocá-Lo”, afirmou.

Outro elemento importante neste evangelho, de acordo com Orestes, é o perdão, que é o distintivo do cristão, uma das manifestações mais  concretas do amor. “Jesus nos ensina com que pedagogia ajudar a pessoa que erra: Em primeiro lugar ter a capacidade de se aproximar e dialogar com a pessoa para que perceba o erro. Se a pessoa não se convence, se compartilha com mais alguém e aí se vai até o extremo de excluir a pessoa da comunidade se ela não manifesta vontade de mudar o seu jeito de ser. É um jeito pedagógico de vivenciar o perdão em comunidade, mas às vezes fazemos o caminho inverso”, enfatizou.

A equipe diretora da CRB Nacional se encontra reunida para dar andamento às mais diversas atividades que contemplam o horizonte e as prioridades aprovados na  23ª Assembleia Geral Eletiva de 2013 e que compõem o Plano Trienal 2013 a 2016. Ano da Vida Consagrada, Ano Jubilar da CRB e demais projetos que exigem encaminhamentos imediatos também são assuntos discutidos pela diretoria reunida. A reunião termina nesta quinta,14.

Fonte: CRB Nacional

Publicações recentes