“O gol da vitória é o aperfeiçoamento da democracia”, diz presidente da CNBB

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cidade do Vaticano (RV) – Com a final da Copa entre Alemanha e Argentina, se encerra também para a Igreja um intenso período de alerta da sociedade civil para os riscos que este grande evento poderia acarretar ao Brasil, como o aumento do tráfico de pessoas e o trabalho escravo.

Para o Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Card. Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida (SP), a Igreja viveu este período a partir dos valores que o próprio esporte promove, como capacidade de diálogo, de colaboração e de respeito ao outro.

E recordou: “O gol da vitória mais importante não é o gol conquistado durante a partida, mas o aperfeiçoamento da democracia, a convivência respeitosa entre as pessoas, a defesa e a promoção da dignidade humana e dos seus direitos”.

Mensagem

“Nós procuramos acompanhar a preparação da Copa e sua realização justamente chamando a atenção para valores humanos que nós devemos cultivar, a partir mesmo do esporte: capacidade do diálogo, capacidade de colaboração, capacidade de saber respeitar o outro, o diferente, a capacidade de acolher os resultados das partidas de futebol, lembrando que o mais importante não é ganhar no estádio, mas que os valores permaneçam, sejam vividos pela população.

Saber acolher o estrangeiro, saber respeitá-lo, valorizar a sua cultura, a sua contribuição para o país, a luta contra qualquer forma de discriminação, sobretudo o racismo, que não é propriamente um problema grave aqui no Brasil, pois há uma convivência pacífica relativamente harmoniosa entre todos os grupos étnicos.

Procuramos acompanhar a Copa dentro deste espírito, de que o gol da vitória mais importante não é o gol conquistado durante a partida, mas o gol da vitória é o aperfeiçoamento da democracia, é a convivência respeitosa entre as pessoas, é a defesa e a promoção da dignidade humana, dos seus direitos. A Igreja caminhou nesta linha, nesse espírito seja durante a preparação, seja durante a realização da Copa.

Procuramos difundir esses valores humanos e cristãos na sociedade. Creio que alguma coisa permanecerá no coração das pessoas que estiveram acompanhando a Copa e que procuraram se inteirar da proposta e da mensagem, tanto do Santo Padre Francisco, tanto também da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB”.

Publicações recentes