Mensagem para o Dia da Vida Consagrada

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Queridas consagradas! Queridos consagrados!

Por ocasião, do Dia da Vida Consagrada, no próximo 02 de fevereiro, gostaria de compartilhar uma breve reflexão, que a mesma, seja uma oportunidade de ressignificar cada vez mais nossa vida e presença onde estamos.

Percorrer um caminho de esperança – Vida Religiosa Consagrada

Ao falar da Vida Religiosa Consagrada, podemos fazer a ligação com a Trindade Santa, com os Conselhos Evangélicos e com o tripé que fundamenta a vida da/os Consagradas/os: Vida de Oração, Vida Fraterna e a Missão.

“A Vida Consagrada é o anuncio daquilo que o Pai, pelo Filho no Espírito, realiza com seu amor, a sua bondade, a sua beleza.” Nessa perspectiva Trinitária, emerge o grande desafio da unidade e a necessidade da oração, do testemunho e da missão das consagradas e consagrados.

As/os consagradas/os são escolhidas/os por Deus, para fazer a experiência do Seu amor, sentindo-se assim atraídas/os e convidadas/os por Cristo e animados pelo Espírito Santo, para “amar com todo o coração, toda a alma e com todas as forças” , seguindo Jesus pobre, casto, obediente, orante e missionário.

Quando dizemos que aqueles que se consagram a Deus através da Vida Religiosa professam sua consagração através dos Conselhos Evangélicos (Castidade, Pobreza e Obediência), é possível afirmar que estarão configurando sua vida a de Cristo.

Viver a Castidade, é viver a intimidade com Cristo, fortificando-se na Palavra de Deus e na Eucaristia, deixando-se seduzir pelo amor de Deus e pela paixão por seu Reino, com coração livre e indiviso. Sem amarras viver e testemunhar o amor de Deus entre as pessoas.

Pelo voto de Pobreza, “assumem a condição de servo ”, que como Ele, realizam um processo voluntário de despojamento para servir a todas as criaturas e testemunhar Deus como única “verdadeira riqueza do coração humano ”. Vivem um estilo de vida simples, inspirados nos “critérios evangélicos de essencialidade e hospitalidade ”. Assim, como os primeiros cristãos colocam seus dons e talentos em comum e a serviço da sociedade.

No Conselho Evangélico da Obediência, seguem Jesus na sua obediência de Filho: “eu faço sempre as coisas que são do agrado do Pai”, dispondo-se sempre a cumprir a vontade de Deus. O referencial sempre é o Evangelho que norteia suas ações.

Com a vivência dos Conselhos Evangélicos, as/os religiosas/os são conclamadas/os a ter uma Vida de Oração que sustente e fortaleça sua opção, realizados através de momentos pessoais e comunitários de oração diária. Bem como, viver fraternalmente em comunidade, pois a comunidade “é o lugar onde o amor gera alegria e esperança, é apoio e perseverança e fonte de fecundidade apostólica” compartilhando sua vida, espelhando-se na Comunidade Perfeita que é a Santíssima Trindade, para assim, ser “Igreja em saída ” e realizar sua missão.

O Papa Francisco desafia as/os consagradas/os a terem “um olhar de esperança”. “A Vida consagrada é chamada a ser sinal da possibilidade de relações humanas acolhedoras, transparentes e sinceras (…) a vida consagrada, nas suas múltiplas formas de fraternidade, é plasmada pelo Espírito Santo, porque “onde está a comunidade, aí está o Espírito de Deus, e onde está o Espírito de Deus, aí está a comunidade e toda a graça.”

Por fim, podemos nos valer da frase: “A vocação, como a própria fé, é um tesouro que trazemos em vasos de barro, que nunca deve ser roubado ou perder a sua beleza. A vocação é um dom que recebemos do Senhor, que fixou seu olhar sobre nós e nos amou, chamando-nos a segui-lo mediante a vida consagrada, como também uma responsabilidade para quem a recebeu”.

Que as/os Religiosas/os Consagradas/os, sejam sempre um sinal visível do amor de Deus em todo lugar onde estiverem, testemunhando a alegria e a esperança do Reino!

Que o III Ano Vocacional do Brasil, nos impulsione sempre mais a deixar nosso coração ser moldado pelo Coração de Jesus e que nossos pés possam estar a caminho da evangelização e à serviço das vocações.

Feliz e abençoado dia da Vida Consagrada!

Ir. Maristela Ganassini
Filha do Sagrado Coração de Jesus
Assessora do setor Juventudes e Vocações da CRB Nacional
Membro da CMOVIC

 

Publicações recentes