Mensagem da presidente do IPV para o 25º Dia da Vida Consagrada

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Eis a mensagem.

A Vida Religiosa Consagrada é um dom do amor de Deus para a Igreja e para humanidade. Todo cristão e cristã batizado é chamado a ser discípula missionária de Jesus Cristo. E a VRC e uma forma radical de viver o batismo, numa constante renovação frente aos clamores da terra e dos pobres de cada tempo.

Como dom para a humanidade e a Igreja, a VRC é chamada a testemunhar o amor misericordioso do Pai, no seguimento de Jesus, pela força vivificadora do Espírito santo. Ou seja, com o jeito de ser e viver em comunidade, os consagrados e consagradas tem a missão de fazer refletir no mundo, com atitudes e palavras a presença da Trindade.

Estamos celebrando 25 anos do Dia mundial da VRC. Hoje, mais do que nunca, nesse tempo marcado pela pandemia do Covid-19 a VRC é interpelada a renovar seu compromisso com a vida, especialmente nos lugares e situações de maior vulnerabilidade. Mais do que fazer ou junto com o fazer, espalhar a alegria, a esperança, a solidariedade, o amor. Como pessoas enamoradas de Deus os Consagrados contribuem na construção de um novo mundo conforme realça o Papa Francisco em Fratelli Tutti, interpelando a todos a viverem como irmãos/irmãs, na globalização do amor, com um novo sonho de fraternidade/soronidade e amizade social, em sintonia de comunhão e compromisso com todo o Planeta.

E o Evangelho escolhido para o dia da celebração da VRC inicia com o velho Simeão rezando: “Meus olhos viram a Salvação”. Como Simeão possamos nós, da VRC proclamarmos com toda convicção: nossos olhos viram, nossos corações sentiram e nossas mãos já tocaram a Salvação. Por isso, é com todo o nosso SER de mulheres e homens consagrados que celebramos o jubileu de prata do dia Mundial da VRC. Gratidão por tudo que Deus realiza na humanidade através da entrega oblativa e amorosa de tantas vidas doadas e derramadas em amor pelo reino.

Em nome do IPV, Instituto de Pastoral Vocacional, desejo uma feliz e fecunda celebração desse bonito e significativo dia. Que nossas comunidades sejam expressão do amor divino e promotoras vocacionais capaz de despertarem jovens para o seguimento a Jesus Cristo na Vida Religiosa Consagrada. Um abraço com cheiro de festa!

Ir. Silvânia Aparecida Pereira Coelho, sts
Presidente do Instituto de Pastoral Vocacional

DOWNLOAD EM PDF

Publicações recentes