Mensagem da Presidente da CRB para o Dia Mundial da Vida Consagrada

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Brasília, 28 de janeiro de 2022

“Fazei tudo o que ele vos disser!” (Jo 2,5)

Queridas irmãs e queridos irmãos, não deixem que nos roubem a seiva que alimenta nossa mística,  nossa profecia e sabedoria evangélica.  

No dia 02 de fevereiro a Vida Consagrada é chamada a celebrar o seu DIA MUNDIAL. É, também, a festa de N. Sra. da Candelária e da Apresentação do Senhor.  Os dois símbolos são a luz e a oferta, os dois pombinhos. A luz que representa o Cristo Senhor resplandecente em nossas vidas, retirando as trevas de nossas incertezas e medos, iluminando os caminhos tortuosos do nosso peregrinar. A oferta são nossas vidas de pessoas consagradas solidárias com as alegrias e esperanças do mundo, dos destinatários(as) de nossos carismas fundacionais e a inserção nas igrejas locais em processo sinodal.

O que podemos ainda apresentar como luz e oferta à Igreja nesses tempos de pandemia que desafiam nossa perseverança no seguimento de Jesus? Faço eco a três situações importantes: 1. Nosso empenho como VRC no processo sinodal; 2. A comunhão com todas e todos que sofrem o flagelo da fome, do desemprego, da Covid-19 e da instabilidade democrática; 3. A reflexão sobre a ressignificação da VRC em vista da 26ª AGE.

  1. Estamos em sintonia com Papa Francisco na preparação do Sínodo 2023. A sinodalidade – comunhão, participação e missão,  convoca-nos a participar de forma afetiva e efetiva em nossas dioceses, paróquias,  comunidades, núcleos e regionais, da ampla ESCUTA do Povo de Deus. Não podemos ficar à margem desse processo. Nem podemos esperar que nos convidem. É nossa missão dar o primeiro passo. Ser presença ativa nas escutas e dar nossa contribuição desde nossas práticas sinodais.  Temos muito que aprender e muito que oferecer.
  2. Vivemos uma época de grande instabilidade democrática no Brasil. Há grandes incertezas, retrocessos, ameaças, desagregação e uma sensação de impotência e de surdez aos clamores pela justiça.  O desmonte das políticas públicas, da participação popular, dos movimentos sociais, a predominância da mentira, da manipulação dos valores e da institucionalização do negacionismo, desmoralizando a ciência e implementando a desinformação, apenas agravam a crise sanitária, econômica e social. A sociedade cansada, as pessoas desmotivadas e o clima de insegurança geram a sensação de que somos uma ameaça para o outro. A VRC não pode embarcar nessa onda negacionista e precisa resgatar seu papel profético.
  3. A preparação da 26ª Assembleia Geral Eletiva da CRB, de 19 a 22 de julho 2022, requer de todas e todos o protagonismo ousado e sinodal. O tema geral: Ressignificar a VRC numa Igreja sinodal, iluminada pela Palavra de Deus, “permanecei em mim” (Jo 15), é um apelo criativo a repensar nossa animação, organização e projeção rumo aos 70 anos da CRB.  

Deus pede que bebamos da seiva que alimenta a fraternidade, a solidariedade e a missão carismática de nossos institutos. A poda é o Espírito Santo que faz, sejamos dóceis. 

Celebremos o Dia Mundial da Vida Consagrada com ardor e gratidão! Obrigada Senhor pela Vida Consagrada, fiel e criativa, em todo mundo.   

 

Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad

Presidente da CRB Nacional

Publicações recentes