Mensagem da 26ª Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

 

Como religiosas e religiosos do Brasil, reunidos(as) na 26ª Assembleia Geral Eletiva (AGE), nos dias 19 a 22 de julho de 2022, mergulhadas(os) nos desafios dos contextos atuais fomos interpeladas(os) a darmos uma resposta comprometida com a vida onde ela grita, nas periferias existenciais e geográficas.

Convocadas(os) a ressignificar a VRC numa Igreja sinodal, guiadas(os) pela Palavra de Deus, com o testemunho das mulheres da aurora (Lc 24,1-12), esquecidas e silenciadas, que atravessam a noite escura, nos sentimos inspiradas(os) a permanecermos no amor de Jesus Cristo (Jo 15,9).

Imbuídas(os) pelos três temas eixos – Centralidade em Jesus Cristo, Sinodalidade e Missionariedade – vivenciamos uma experiência de conversão, que nos desafia a abraçarmos com maior compromisso o discipulado de Jesus Cristo, mantendo os olhos abertos à realidade, os ouvidos atentos, os pés unidos no caminhar do povo de Deus e de mãos dadas na intercongregacionalidade e interculturalidade, sendo uma VRC em saída, aberta às novas gerações, fortalecendo a comunhão com os leigas(os) que caminham conosco

Diante de uma necropolítica que ameaça a democracia, que instrumentaliza a vida, destrói os corpos, desencadeia a morte e faz morrer; comprometemo-nos com o valor da vida, os direitos humanos, a ecologia integral, a dignidade de cada pessoa e as novas formas de relações humanizadas e humanizadoras.

Num exercício permanente de reconciliação, fazemos nosso sincero pedido de perdão pelas nossas atitudes tantas vezes autoritárias nas relações, individualistas, cômodas e a ‘doença do clericalismo’. Queremos ser tecedores(as) da esperança, da beleza do evangelho, na construção de um horizonte de comunhão e vida plena.

Agradecemos de coração à Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, e sua equipe, sobretudo por sua presença carismática e profética em vários âmbitos da Igreja do Brasil, pelos processos de inserção da VRC nos diversos desafios religiosos e sociais.

Acolhemos com afeto e esperança a Irmã Eliane Cordeiro de Souza, mercedária da caridade, nova presidente da CRB e a nova Diretoria eleita para o triênio 2022-2025.

Que a Ruah Divina, faça arder o nosso coração e nos conceda a fé das mulheres da aurora.  Que Nossa Senhora Aparecida, nossos santos(as) fundadores(as) abençoem e fortaleçam nossa missão como VRC no Brasil.

Brasília, 22 de julho de 2022,

 festa de Santa Maria Madalena, a mulher da aurora.

Publicações recentes