Laudato Sí: “Lamentos de nossa terra se unem aos dos pobres do mundo”

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cidade do Vaticano (RV) – Apresentando a centenas de jornalistas, na Sala do Sínodo, no Vaticano, a Encíclica do Papa Francisco, Laudato si, o Cardeal Peter Turkson, Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, esclareceu que o documento foi escrito com a colaboração de diversas Conferências Episcopais do mundo, com a participação de cientistas e especialistas em vários campos da atividade humana. E referiu-se especialmente à íntima relação entre os pobres e a fragilidade de nosso planeta, à convicção de que tudo no mundo está intimamente relacionado, à crítica ao novo paradigma e às formas de poder que derivam da tecnologia; ao valor próprio de toda criatura; ao sentido humano da ecologia; à grave responsabilidade da política internacional e local; à cultura do descarte, à proposta de um novo estilo de vida e ao convite para buscarmos outros modos de compreender a economia e o progresso.

“O objetivo da Encíclica não é apenas intervir no debate científico, isso é de competência dos cientistas, e menos ainda estabelecer de que forma as mudanças climáticas são consequência da ação humana. Na perspectiva da Laudato si, e da Igreja, é suficiente que a atividade humana seja um dos fatores que causam as mudanças climáticas para sentirmos a responsabilidade moral de fazer tudo o que podemos para reduzir o nosso impacto e evitar os efeitos negativos sobre o meio ambiente”.

“O Papa reconhece que estão se difundindo no mundo uma maior sensibilidade em relação ao meio ambiente e a preocupação pelos efeitos que ele está sofrendo, mas mantém uma esperança confiante na possibilidade de mudar o rumo”, garantiu o Cardeal Peter Turkson.

“Hoje a terra, nossa irmã, maltratada e saqueada, se lamenta e seus gemidos se unem aos de todos os pobres e descartados do mundo”, prosseguiu.

O Cardeal ganês leu aos jornalistas um trecho da Encíclica, o do n. 139:

Quando falamos de « meio ambiente », fazemos referência também a uma particular relação: a relação entre a natureza e a sociedade que a habita. Isto impede-nos de considerar a natureza como algo separado de nós ou como uma mera moldura da nossa vida. Estamos incluídos nela, somos parte dela e compenetramo-nos. As razões, pelas quais um lugar se contamina, exigem uma análise do funcionamento da sociedade, da sua economia, do seu comportamento, das suas maneiras de entender a realidade. Dada a amplitude das mudanças, já não é possível encontrar uma resposta específica e independente para cada parte do problema. É fundamental buscar soluções integrais que considerem as interações dos sistemas naturais entre si e com os sistemas sociais. Não há duas crises separadas: uma ambiental e outra social; mas uma única e complexa crise socioambiental. As diretrizes para a solução requerem uma abordagem integral para combater a pobreza, devolver a dignidade aos excluídos e, simultaneamente, cuidar da natureza.

Fonte:Radiovaticano

Publicações recentes