O 46º Capítulo Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs, que se encerrou neste domingo (22) em Roma, elegeu o Irmão Armin Luistro, 60 anos, até então visitador da Ásia Oriental, como o 28º sucessor do fundador, São João Batista de La Salle. Ele permanecerá no cargo por sete anos, juntamente com o novo vigário geral, o Irmão Carlos Gabriel Gomez, da Colômbia, e um novo Conselho
Alessandro Di Bussolo – Vatican News
O 46º Capítulo Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs, a congregação leiga fundada em 1682 na França por São João Batista de La Salle, do qual deriva o nome Lassalistas, que encerrou no domingo 22 de maio, elegeu o novo Superior Geral do Instituto. Trata-se do irmão Armin Luistro, 60 anos, natural das Filipinas, que desde maio de 2019 é o irmão visitador do Distrito Lassalista da Ásia Oriental. Sua eleição ocorreu oito anos após a nomeação do governo anterior da congregação, que devido à pandemia foi adiada. Portanto, um ano a mais do que exige a Regra do Instituto.
Foi votado pela assembleia de 70 irmãos capitulares reunidos na Aula Magna da Casa Geral em Roma, na Via Aurelia, no dia 18 de maio. O Irmão Armin pronunciou seus votos perpétuos em 1988, em 26 de agosto de 2000, foi co-fundador com o Bispo Josef Suwatan de Manado, Indonésia, da Universidade Católica De La Salle de Manado, agora conhecida como Universidade De La Salle na Indonésia.
As palavras do novo Superior Geral
Assim que foi eleito, o Irmão Luistro disse aos Irmãos Capitulares que estava feliz “em se unir e trabalhar com todos, para enfrentar os muitos problemas, desafios, mas também a emocionante aventura que teremos que enfrentar como Família Lassalista no mundo de hoje”. Depois de pedir orações e apoio, ele indicou como primeiro objetivo buscar “novos caminhos neste mundo no qual muitos de nossos jovens estão passando por problemas e desafios”. Com energia e alegria, porque ‘Nós somos La Salle’.
Mais de mil escolas e um milhão de alunos no mundo
Os Irmãos das Escolas Cristãs atualmente são 3116 e junto com mais de 90.000 colaboradores leigos e dirigem 1125 escolas e centros educacionais em 80 países em todo o mundo, com cerca de um milhão de alunos. O objetivo do Instituto é proporcionar uma educação humana e cristã aos jovens, especialmente aos pobres, de acordo com o ministério a eles confiado pela Igreja. Há mais de 300 anos os irmãos De La Salle dedicam suas vidas a esta missão. Hoje os lassalistas educam, junto com seus colaboradores leigos, crianças e jovens em uma grande variedade de instituições, desde jardins de infância e escolas primárias até uma vasta rede de universidades, em abrigos para crianças de rua e em lares para jovens em situação de risco.