Lágrimas que transformam

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

As lágrimas da “mulher pecadora” lavam os pés do Messias (Lc 7, 36-50). Lavar os pés dos convidados é tarefa reservada aos escravos ou subalternos. Mas o Mestre transforma a condição daquela estranha que ousa entrar na casa do anfitrião chamado Simão. De fato, Jesus afirma não que a “intrusa” muito pecou, e sim que ela “muito amou”. Ou seja, em lugar de expor o pecado em praça pública e ao olhar dos curiosos, o Senhor ressalta o potencial de amor que mora em cada pessoa humana. Potencial que desperta naquela “pecadora”, não apenas a ação de lavar os pés, mas também de “os enxugar com os próprios cabelos e os beijar, ungindo-os com unguento”. Pranto que lava e purifica, sem dúvida, mas sobretudo lágrimas que transformam profundamente a existência de quem mergulha o olhar no interior da própria vida. Lágrimas que emergem de um coração que, desesperadamente, ama e busca ser amado. Ou melhor, de um coração arrependido, disposto a um processo de mudança radical.

Tendo negado a Jesus por três vezes, e tendo ouvido o canto do galo, Pedro se vê fulminado pelo olhar do Senhor. “Saindo dali, chorou amargamente” (Lc 22, 60-62). As lágrimas do discípulo refletem um estado de culpa praticamente irremediável diante do Mestre. Logo ele, o líder absoluto, que sempre se mostrava pronto, decidido; ele, homem de resposta imediata e de uma coragem aparentemente inabalável; ou talvez demasiadamente pronta e irrefletida! O certo é que, a partir daquele encontro e daquele olhar, tanto Jesus quanto Pedro irão viver uma dolorosa “via sacra”. O Mestre deverá enfrentar um julgamento injusto e a morte revestida de torturas atrozes, ao passo que o discípulo, rastejando na lama da própria culpa, deverá experimentar um sofrimento dificilmente imaginável. Enquanto um é guiado pelo olhar do Pai, o outro tenta orientar-se pelo olhar do Filho, espelho transparente de uma verdade extremamente acusatória. As lágrimas de Pedro, com intenso sabor de “amargura”, o haverão de transformar desde as entranhas mais ocultas. Lágrimas que remetem a uma relação contraditória, depuram o pecado, e predispõem a uma metamorfose total da existência humana. O discípulo irrequieto e impetuoso está se convertendo num missionário cheio de ardor, apóstolo incontestável da Boa Nova do Evangelho.

Aos pés do madeiro, sentindo no peito toda a dor do filho crucificado, não é difícil imaginar o pranto de Maria, juntamente com outras mulheres ali presentes. “Simeão os abençou e disse a Maria: ‘este menino será causa de queda e de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição – quanto a ti, uma espada traspassará a tua alma’” (Lc 2, 33-35). Lenta e dolorosamente, Jesus expira, enquanto sua mãe banha a cruz com lágrimas de indescritível sofrimento. Lágrimas que haverão de transformer para para sempre a história dos seguidores do Nazareno e, depois, da própria Igreja. O pranto de Maria comove o coração de Jesus à beira do último suspiro. E Ele, ao mesmo tempo que lhe dá um outro filho, confere aos futuros cristãos uma mãe. “Jesus disse à mãe: ‘mulher, eis aí teu filho’; depois disse ao discípulo: ‘eis aí tua mãe’” (Jo 19, 25-27). Ao longo da história, a Igreja terá em Maria uma protetora de todas as horas, o que explica a devoção mariana, tão popular e generalizada.

Diz o relato evangélico: “Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: ‘se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, está escondido aos teus olhos. Dias virão em que os inimigos farão trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados. Esmagarão a ti e a teus filhos, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste o tempo em que foste visitada’” (Lc 19, 41-44). Lágrimas estarrecedoramente proféticas! Filhas legítimas de um sentimento que faz estremecer as entranhas e de uma eloquência sem igual. Lágrimas que poderiam, sim, transformar a história da cidade e do mundo. Mas, “nenhum profeta é bem recebido em sua terra”, havia alertando anteriormente o próprio Jesus (Lc 4, 21).

Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs, vice-presidente do SPM, Boston, EUA, 13/03/2022

Publicações recentes