Irmã Gervis participa como Auditora do Sínodo para a Região Pan-Amazônica

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

Irmã Gervis Monteiro, fsp

Irmã Gervis Monteiro, paulina, conta neste texto, sua experiência de ser convidada e  participar da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, de 6 – 27  de outubro de 2019, no Vaticano.

“Falar sobre o Sínodo da Amazônia é sentir nas entranhas o sentimento dos povos originais dessa terra.

Quando fui comunicada  pela minha provincial, Ir. Maria Antonieta Bruscato, que iria participar do Sínodo da Amazônia, não consegui de imediato ligar o tamanho do evento à compreensão que tenho hoje,  afinal é Sínodo dos Bispos! Após alguns dias, recebi o convite do Papa Francisco:

Rev.da Irmã Gervis MONTEIRO DA SILVA

Membro da Congregação da Igreja de San Paolo

Membro dell’Equipe itinerante nella Regione Amazonica

Rev.da Irmã ,

Tenho o prazer de informar que o Santo Padre a nomeou como Auditora da próxima Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica com o tema: “Amazônia: Novos Caminhos para a Igreja e para Uma Ecologia integral, que terá lugar em Roma de 6 a 27 de outubro de 2019.

Tal informação é estritamente integrada até os dados de sua edição oficial…..”. 

Eu jamais esperava isso, fiquei muito surpresa, porque jamais pensava estar em uma sala sinodal. E também agora eu vejo assim, como uma grande graça do Espírito, que também me convida a ser voz de todos aqueles e aquelas que vivem na Amazônia, principalmente aqueles e aquelas que estão em situações de maior vulnerabilidade.

Alguns dias depois, recebi da UISG (União Internacional das Superioras Gerais) um comunicado sobre como foi a minha indicação, que dizia:

 “Querida Ir. Gervis,

Gostaríamos de informá-la que enviamos o seu nome para a Secretaria Geral do Sínodo para participar, como representante da UISG e da vida consagrada no mundo, à assembleia especial do Sínodo dos Bispos sobre o tema Amazônia: Novos Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral, que terá lugar de 6 a 27 de outubro de 2019 em Roma.

Recebemos muitos nomes de religiosas que estão fortemente engajadas com os povos indígenas em atividades de promoção e defesa de direitos e também em uma reflexão teológico-pastoral sobre a questão amazônica. Para a escolha dos nomes a serem propostos à Secretaria Geral do Sínodo, consultamos também a CLAR. Foram, portanto, selecionadas 10 religiosas que melhor atendem aos critérios que nos foram indicados e que são representativas de diferentes países e de diferentes congregações.

As religiosas nomeadas pela UISG participarão da Assembleia sinodal como auditoras…..”

Para mim este Sínodo Especial sobre a Pan-Amazônia, representa uma grande oportunidade para dizer para as igrejas, para os governantes de nações e para nós mesmos como nós da Pan-Amazônia queremos ser vistos, respeitados e valorizados. Em outubro, por ocasião da realização do Sínodo em Roma, será a celebração daquilo que as comunidades amazônicas já rezaram, sonharam e decidiram.

Sinto que é uma responsabilidade enorme. Ao mesmo tempo em que me alegro por esta confiança que a Igreja deposita em mim, irei com temor e tremor.

De acordo com o Documento Preparatório, o Sínodo vai refletir sobre os novos caminhos de evangelização que devem ser elaborados para e com o povo de Deus que habita na região amazônica: habitantes de comunidades e zonas rurais, de cidades e grandes metrópoles, ribeirinhos, migrantes e deslocados e, especialmente, para e com os povos indígenas, também com o mundo todo.

Como conhecer, reconhecer, conviver e defender essa realidade que a Igreja nos pede? Confio muito na nossa missão, nosso carisma de Filhas de São Paulo que é de levar a todos, Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida com os meios de comunicação, através de livros, mensagens, músicas…  Usando todos os meios que o progresso oferecer. Nossa missão é itinerante, é para todos! Mas confio também na força renovadora da nossa Igreja católica e no Espírito de Deus que renova todas as coisas.

Estou convencida de que estamos vivendo um kairós, mas um kairós, que é a irrupção do Espírito Santo na Igreja, também exige como diz Paulo, uma kenosis, um sair de nós mesmos, da nossa mentalidade, europeia ou americana, ou asiática, para buscar a unidade juntos na diversidade.

Por isso, sinto que preciso conhecer, reconhecer, conviver para poder defender a Igreja com rosto amazônico que surgirá das novas atitudes humanas, cristãs e eclesiais. Dessa forma os rostos amazônicos e indígenas estarão mais serenos, confiantes, dispostos, sorridentes, comprometidos, corajosos, satisfeitos no processo de evangelização, nas celebrações e relações humanas.

“Tenhamos fé, sempre mais fé, mesmo que a solidão vier!”

Ir. Gervis Monteiro da Silva, fsp (Pia Sociedade Filhas de São Paulo)

É amazonense de Boa Vista do Ramos, da Diocese de Parintins”.

Irmã Gervis e sua comunidade, em Manaus (AM)

 

 

Publicações recentes