Páscoa definitiva de Ir. Therezinha de Jesus. Vai-se um anjo!

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram


Com muita tristeza, a Família Foucauld no Brasil recebeu, dia 11 de março, a notícia do falecimento, aos 87 anos, da Irmãzinha Therezinha Almeida Prado, a primeira brasileira a ser consagrada religiosa no ramo feminino, que chegou ao Brasil em 1952, para a fundação da Fraternidade de Tapirapé, entre os índios, no Alto Xingu (MT).
De tradicional família paulista do interior, Ir. Therezinha foi um grande exemplo de quem logo assimilou o carisma espiritual de Nazaré do Irmão Carlos de Foucauld, confirmado por Irmãzinha Madeleine de Jesus, a fundadora do ramo feminino.
A esse chamado, deixou tudo, para seguir, na pobreza e abjeção ao mundo material, o Bem Amado Jesus, procurando sempre o último lugar e o compromisso evangélico com os pobres e excluídos.
Tendo sido a primeira brasileira, foi ela também quem acolheu todas as demais Irmãzinhas que entraram para a congregação, seja como mestra de noviças ou coordenadora (superiora) regional, cargo que exerceu por muitos anos, além de conselheira para o continente americano.
Culta, na educação e nos conhecimentos, especialmente nas letras, Irmãzinha Therezinha era a tradutora e intérprete oficial da comunicação com o exterior.
Inúmeros são os depoimentos sobre sua grandeza de coração e alma, por onde passou.
Há pouco mais de cinco anos, sua saúde começou a se debilitar, com o surgimento do mal de Alzheimer, quando então passou a viver num Lar de Idosos, em Belo Horizonte. Pouco a pouco, a memória e a cognição foram apagando, mas, conforme depoimentos, manteve a ternura, sem deixar de reconhecer e sorrir para as Irmãzinhas e amigos que a visitavam.
Chegou a tomar recentemente a vacina contra a Covid-19, mas, mesmo assim, se contaminou e teve, no organismo debilitado, os sintomas da terrível doença. Foi, então, levada a um hospital, mas não pôde ser atendida em UTI – ficou na fila, como milhares de pacientes atualmente no Brasil -, porque não havia vaga naquele hospital, vindo a falecer no terceiro dia.
Foi sepultada, sob protocolos pela pandemia, na cidade de Roças Novas, onde por muitos anos teve ali uma casa de fraternidade.

 

A CRB Nacional se solidariza com as Irmãzinhas e a Família Foucauld, e com elas eleva um grande hino de ação de graças a Deus pela pessoa, pela consagração e grandeza de coração de Ir. Therezinha Almeida Prado. “Por tudo dai graças” (1Ts 4,19).

Publicações recentes