Intercongregacionalidade a serviço da vida no vale do Juruá

Há onze anos (2007) a Vida Religiosa Consagrada em Cruzeiro do Sul/Acre foi desafiada a assumir a administração do Hospital Regional de Juruá. Devido à carência de pessoas e o grande desafio, a VRC uniu-se num projeto Intercongregacional para responder à solicitação do governador Jorge Viana, para administrar o referido hospital que já estava construído há três anos, mas sem funcionamento.

Atualmente quatro religiosas colocam, diariamente, suas vidas a serviço da saúde neste hospital.

  • Irmã Nair Terezinha Reichert, da Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadora; diretora administrativa;
  • Irmã Marilene Viana Rodriguês, Irmãs de Notre Dame, setor de Unidade e Terapia Intensiva (UTI);
  • Irmã Marisa Martinelli, Irmãs Notre Dame, setor de Enfermagem;
  • Irmã Elisabete, Maria José Rebolsas Batista, Franciscana de São Jorge, coordenadora das compras e almoxarifados.

Essas congregações conduziram a vida do Hospital ao longo de onze anos. Trata-se, realmente de um Projeto Intercongregacional, cujo objetivo geral é: “…ser uma Instituição de referência na Região do Vale do Juruá, formando e qualificando recursos humanos, garantindo o acesso e atuando no sistema de saúde valorizando os princípios de humanização para promover um atendimento e assistência de qualidade”.

 No momento o Hospital encontra-se atingido pela crise financeira. Os recursos são escassos e tem sido um grande desafio manter os setores ativos e o atendimento à população.

Confiamos que Deus nos mostrará um caminho para dar continuidade. A Intercongregacionalidade tem sido um testemunho vivo da solidariedade e da atuação no serviço missionário das congregações que abraçaram esse Projeto em prol do Reino.

  

Posts relacionados

Escola Vocacional 2023

Aconteceu de 23 a 28 de janeiro de 2023 a Escola Vocacional em Brasília promovida pelo Instituto dos Irmãos Maristas em parceria com CRB Nacional

Leia mais »

Nota da CRB Nacional

A Conferência dos Religiosos do Brasil, se solidariza com os povos indígenas que sofrem as consequências da devastação de suas terras. Ressaltamos a importância da

Leia mais »