Inaugurado o Núcleo Lux Mundi

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) inauguraram na terça-feira, dia 8 de dezembro, o Núcleo Lux Mundi, localizado no Setor Autarquias Sul, em Brasília (DF).

Trata-se de um escritório que coordenará e ajudará a facilitar a organização dos trabalhos de instalação das comissões diocesanas de proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis nas estruturas pastorais da Igreja Católica do Brasil, dioceses e congregações religiosas, de acordo com o pedido do Papa Francisco na sua Carta Apostólica em forma de Motu Proprio, “Vos estis lux Mundi”, (Vós sois a luz do mundo) Art. 2§1.

Equipe técnica do Lux Mundi

Na ocasião, a presidente da CRB Nacional, Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, e o secretário-geral da CNBB, D. Joel Portela, apresentaram a equipe técnica do Núcleo Lux Mundi: a coordenadora do Núcleo Lux Mundi, a médica pediatra Eliane De Carli, a advogada Ir. Maria Luiza da Silva, isf, e a secretária executiva Elaine Fernandes de Sousa.

Eliane De Carli é graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná e em Direito pelas Faculdades Guarapuava (PR). Tem especialização em Pediatria, Homeopatia, Administração nos Serviços de Saúde e em Mediação Familiar. Já trabalhou nas seguintes áreas: em consultório como homeopata e pediatra; como representante nacional da Associação Italiana Ação para Famílias Novas, na área de adoção internacional; como assessora técnica especializada na Secretaria Municipal de Saúde em Guarapuava; como gestora na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava; e com Acolhimento Institucional, responsável pela implantação do Programa Família Acolhedora em Guarapuava.

Atualmente, trabalha em consultório de pediatria e é membro das seguintes comissões: Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-PR, Conselho Consultivo de Vítimas do Projeto Piloto da “Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores”, Assessoria Especial na Comissão Especial de Proteção da Criança e do Adolescente da CNBB, Comissão para Proteção Integral e Garantia dos Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente – COPAC do movimento dos Focolares.

Ir. Maria Luiza da Silva, isf, é pernambucana, formada em Direito, trabalhou 3 anos no Centro de Direitos Humanos D. Oscar Romero e, atualmente é assessora da CRB Nacional, e faz parte da Rede Um grito pela Vida.

(Da esquerda para direita) Ir. Maria Luiza da Silva, isf, advogada do núcleo, Eliane De Carli, coordenadora do Núcleo Lux Mundi, e a secretária executiva Elaine Fernandes de Sousa.

Atuação do Núcleo Lux Mundi

O Núcleo Lux Mundi contribuirá com a Igreja na sistematização de medidas de segurança e proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis, bem como, promoverá, por meio de cursos, a formação e capacitação, neste aspecto, dos que atuam em pastorais, paróquias, seminários, por meio de cursos.

Estas políticas serão formatadas no início dos trabalhos e consistirão na implementação de atitudes para prevenir e evitar quaisquer formas de violência, abusos, maus-tratos, assédios e bullying a crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis, inclusive perpetrados por outras crianças e adolescentes, no desenvolvimento das atividades no âmbito da Igreja.

Inauguração da Sede

A inauguração se deu na manhã do dia 8 de dezembro, com descerramento de placa, oração e bênção do local, por D. Joel Portela. Estavam presentes convidados de diversas áreas como Comissão de Justiça e Paz, CONIC e ANEC.

O secretário da CNBB viu na ação um testemunho de colegialidade, sinodalidade e comunhão traduzidas em serviço solidário às vítimas da violência que este Núcleo vai atender.

Para Irmã Maria Inês, esta é uma oportunidade para fazer acontecer o apelo do Papa Francisco no Motu próprio “Vos estis lux Mundi”, reunindo a Igreja por meio de um Bispo, uma Religiosa e uma leiga.

Dra. Eliane ressaltou as várias gentilezas do amor de Deus, concretizada no dia da Imaculada. Concretos, proativos, abertos, criativos, numa escuta profunda dos sinais dos tempos, Oportunidade de amar como gostaríamos de ser amados, a agir como Maria agiria. Isto deverá nortear o Núcleo, que, aberto aos sinais, atuará como apoio às comissões diocesanas, junto com Ir. Maria Luiza e Frei Evaldo.

Seguiu-se uma Missa de Ação de Graças, na sede da CNBB.

Leia na íntegra a CARTA APOSTÓLICA DO PAPA FRANCISCO VOS ESTIS LUX MUNDI”. 

O escritório estará localizado no Setor de Autarquias Sul (SAUS) Qd 04 bloco A – ED VICTORIA OFFICE TOWER – SALA 110

Publicações recentes