Portal

Imigração de menores preocupa Santa Sé

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cidade do México (RV) – O Secretário de Estado do Vaticano, Card. Pietro Parolin, se encontra no México para participar de um Seminário dedicado à questão dos fluxos migratórios da América Latina em direção aos Estados Unidos.

O Cardeal chegou a Cidade do México no domingo (13/07), e foi recebido pelo Presidente do país, Enrique Peña Nieto, com quem conversou sobre assuntos da agenda bilateral.

Já nesta segunda e terça, o Secretário de Estado participa do Seminário “Migração Internacional e Desenvolvimento”, que é promovido pelo Ministério das Relações Exteriores do México e pela Embaixada do México junto à Santa Sé. Do Vaticano, participa também o Chanceler da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, Dom Marcelo Sánchez Sorondo.

Na pauta do encontro, estão temas como inclusão social, segurança e direitos dos migrantes, e sua vulnerabilidade. Participam professores universitários, diplomatas e autoridades de México, Estados Unidos, El Salvador, Guatemala e Honduras.

Haverá pronunciamentos de cônsules mexicanos que exercem suas funções em várias cidades estadunidenses e vice-versa.

Uma das sessões será dedicada à crise humanitária causada pelo aumento de menores migrantes desacompanhados. Entre outubro de 2013 e junho passado, funcionários dos Estados Unidos detiveram mais de 52 mil menores tentando entrar de maneira ilegal no país, a maioria proveniente de Honduras, El Salvador e Guatemala.

Como parte de sua visita, o Card. Parolin presidirá na terça-feira a uma missa na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, concelebrada pelos bispos mexicanos, com os quais se reunirá após a celebração. (BF)

Fonte: Radiovaticana

Publicações recentes