Imigração de menores preocupa Santa Sé

Cidade do México (RV) – O Secretário de Estado do Vaticano, Card. Pietro Parolin, se encontra no México para participar de um Seminário dedicado à questão dos fluxos migratórios da América Latina em direção aos Estados Unidos.

O Cardeal chegou a Cidade do México no domingo (13/07), e foi recebido pelo Presidente do país, Enrique Peña Nieto, com quem conversou sobre assuntos da agenda bilateral.

Já nesta segunda e terça, o Secretário de Estado participa do Seminário “Migração Internacional e Desenvolvimento”, que é promovido pelo Ministério das Relações Exteriores do México e pela Embaixada do México junto à Santa Sé. Do Vaticano, participa também o Chanceler da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, Dom Marcelo Sánchez Sorondo.

Na pauta do encontro, estão temas como inclusão social, segurança e direitos dos migrantes, e sua vulnerabilidade. Participam professores universitários, diplomatas e autoridades de México, Estados Unidos, El Salvador, Guatemala e Honduras.

Haverá pronunciamentos de cônsules mexicanos que exercem suas funções em várias cidades estadunidenses e vice-versa.

Uma das sessões será dedicada à crise humanitária causada pelo aumento de menores migrantes desacompanhados. Entre outubro de 2013 e junho passado, funcionários dos Estados Unidos detiveram mais de 52 mil menores tentando entrar de maneira ilegal no país, a maioria proveniente de Honduras, El Salvador e Guatemala.

Como parte de sua visita, o Card. Parolin presidirá na terça-feira a uma missa na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, concelebrada pelos bispos mexicanos, com os quais se reunirá após a celebração. (BF)

Fonte: Radiovaticana

Posts relacionados

É Advento!

É Advento! Tempo de caminhar na esperança! Tempo de esperançar! Tempo de estar vigilantes e atentos aos sinais dos tempos! Atentos aos sinais de que

Leia mais »