IMDH Solidário em Roraima recebe visita da Presidente da CRB

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

No dia 18 de maio, a sede de Boa Vista (RR) do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH Solidário), entidade membro da Fundação Scalabriniana, teve a honra de receber a visita da Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, acompanhada da Irmã Lucélia Baldez, da Coordenação do Núcleo da CRB de Roraima, e Adriana Pitta, da Pastoral do Migrante do Roraima.

A equipe local do IMDH Solidário acolheu com carinho a Presidente da CRB, apresentou um breve histórico da atuação no estado de Roraima, as principais atividades e execução permanente, tais como, assistência na regularização migratória de migrantes e refugiados, auxílio financeiro em parceria com o ACNUR e o Projeto Angel Gabriel, voltado a garantir um apoio nutricional às crianças da primeira infância. O projeto beneficia 40 famílias em Boa Vista e 50 famílias em Pacaraima.

Ir. Maria Inês lembrou da atuação dos missionários e missionárias da Vida Consagrada que dedicam seu tempo ao acolhimento das famílias migrantes e refugiadas. “Entre os dias 13 e 21, tive a graça de visitar as consagradas e consagrados de Roraima. Naturalmente, visitando a Vida Consagrada, estive diretamente com toda a realidade missionária vivida nessas terras do extremo norte do Brasil. Mesmo que tenha diminuído o fluxo, ainda entram, em média, 200 a 300 migrantes venezuelanos no Brasil, via fronteira em Pacaraima (RR). É admirável a atuação dos missionários e missionárias. Ouvi na região que os primeiros a acolher e tentar, minimamente, diminuir os sofrimentos foram os religiosos, particularmente as religiosas. O trabalho foi crescendo e hoje acontece uma verdadeira ação ecumênica e interinstitucional. Exatamente no último dia da visita (21 de maio), recebemos a comunicação que o Papa Francisco acolheu o parecer dos Cardeais reunidos no dia 17 de maio e decretou que João Batista Scalabrini, fundador da Congregação Scalabriniana, será venerado como Santo! É o Apóstolo dos Migrantes e sabemos o quanto essa causa toca o coração do Papa”, destacou a Presidente da CRB.

O IMDH Solidário atende mulheres, crianças migrantes e refugiadas que chegam a Roraima e necessitam de orientação, assistência e apoio na documentação. A diretora do IMDH Solidário, Ir. Rosita Milesi, expressa à Presidente da CRB Nacional sua gratidão por acompanhar de perto este trabalho: “Agradecimento pelo quanto significa para toda a equipe do IMDH – Brasília e Roraima – este apoio à missão que vivemos como Congregação Scalabriniana dedicada aos migrantes e refugiados”, cumprimentou Ir. Rosita.

Publicações recentes