III Encontro de Justiça e Paz

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

         

 

 

III Encontro da Nacional da Aliança das Comissões CBJP/CNBB e JPIC/CRB Nacional.

XVII Encontro Nacional das Comissões Justiça e Paz e Afins.

 

            A Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP/CNBB) e a Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC/CRB-Nacional) convidam para o III Encontro Nacional da Aliança (CBJP e JPIC) e XVII Encontro Nacional das Comissões Justiça e Paz e Afins:   Este encontro será uma realização conjunta da Comissão Brasileira de Justiça e Paz e da Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação, da Conferência dos Religiosos do Brasil.

Data: 22 a 24 de fevereiro de 2019.

Início: às 14h do dia 22 de fevereiro.

Encerramento: às 12h do dia 24 de fevereiro.

Local: Pontifícias Obras Missionárias.

Endereço: SGAN 905, Conj.B, CEP 70790-050 – Asa Norte, Brasília/DF.

 

São objetivos propostos para os Encontros Nacionais citados:

  1. Promover a partilha de experiências entre as Comissões Justiça e Paz Diocesanas, Regionais e Brasileira, com as Comissões Justiça, Paz e Integridade da Criação da CRB.
  2. Analisar a realidade brasileira, tendo como critérios: a Encíclica ‘Laudato Si’, a Campanha da Fraternidade, a Constituição Brasileira de 1988 e o Sínodo da Amazônia.
  3. Fortalecer a Rede Brasileira Justiça e Paz, mobilizando uma comunicação p ara a transformação social, com destaque ao Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco.

            Os objetivos se ancoram a partir da atual realidade política brasileira, advinda dos acontecimentos em curso que provocaram ruptura à Democracia, riscos graves aos Direitos Humanos e Sociais e à integridade da Criação. Face ao agravamento dos riscos mencionados, o encontro se dedicará à compreensão da situação atual, numa perspectiva de resistência e de resgate da Democracia.

Há uma crise profunda da democracia representativa que se agravou com aprovação da E.C/95, que estabeleceu um teto de congelamento de recursos para políticas públicas por 20 anos. Com isto, com essa restrição imposta as Políticas Públicas serão ainda mais fragilizadas, o que ameaça a Paz e amplia as situações de violência, principalmente, nas periferias, nas áreas rurais e contra as minorias: migrantes, mulheres, crianças e adolescentes, população LGBT, afrodescendentes, Povo Indígenas e Comunidades Tradicionais.

            Os Encontros Nacionais são espaço de troca de experiências entre as comissões justiça e paz e integridade da criação. Nesse sentido, é importante que cada Comissão destacasse três ações que atualmente desenvolve e envie até 11 de Fevereiro de 2019, para o e-mail: cbjpagenda@gmail.com, ajudando a sistematizar essas experiências para compartilhá-las, favorecendo uma visão de conjunto dos trabalhos das comissões.

            Solicitamos também breves relatórios sobre atividades e prioridades de cada Comissão para compor o registro e a divulgação nos Boletins das ações concretas que estão sendo realizadas pelas Comissões.

Valor da Inscrição: R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) *

*O pagamento deve ser efetuado pessoalmente na data inicial do encontro

            INSCRIÇÕES:

            Para aqueles e aquelas que desejarem apoio financeiro, enviar as inscrições até 15 de dezembro de 2018, impreterivelmente. Quem participar com seus próprios recursos e/ou de suas Instituições, poderá enviar as inscrições até 11 de Fevereiro para o preenchimento das 10 últimas vagas (último prazo) . As inscrições das Comissões Diocesanas, Regionais e da Brasileira deverão ser encaminhadas para CBJP e das Regionais da JUPIC e Comissões de Congregações ou Famílias Religiosas para a CRB-Nacional.

Mais informações: (61) 3323-8713 e (61) 98173-5207 (whatsapp).

 

 

Carlos Moura

Secretário Executivo da CBJP

 Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad.

 Presidente da CRB Nacional

AGENDA DO ENCONTRORev (1)

Ficha de passagem CRB Rev

Ficha de Inscrição JPIC_CRB – Casa Comum

Publicações recentes