II Juninter 2025 da Regional de Minas Gerais reúne mais de 100 participantes com foco na espiritualidade, reflexão e compromisso

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
X
Telegram

Com o tema “Contagiar a Esperança” e o lema bíblico “Para que abundeis em esperança” (Rm 15,13), o II Juninter 2025 da Regional de Minas Gerais reuniu cerca de 115 junioristas e formadores de diversas congregações religiosas entre os dias 23 e 25 de maio, no Recanto Marista, em Ribeirão das Neves (MG). O encontro teve como foco a vivência da espiritualidade, a reflexão sobre questões sociais e a convivência comunitária.

A assessoria foi conduzida pela Irmã Andreia Cristina de Morais, da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada (PMMI), e pela professora Marília Murta de Almeida, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). As assessoras propuseram reflexões relacionadas à caminhada vocacional e aos desafios do tempo presente.

A programação começou na sexta-feira com momentos de acolhida, jantar e oração. No sábado, o grupo iniciou o dia com o Ofício Divino das Comunidades e prosseguiu com uma reflexão sobre a espiritualidade bíblica do Jubileu da Esperança. À tarde, a professora Marília abordou temas ligados à ecologia e à justiça social, propondo reflexões sobre situações de sofrimento, exclusão e crise ambiental.

À noite, os participantes realizaram uma celebração junina, com partilha de comidas, danças e músicas. No domingo, após a celebração da Eucaristia, o grupo visitou famílias da Comunidade São Vicente, localizada nas proximidades do Recanto Marista. As visitas proporcionaram momentos de convivência e troca com os moradores da região.

O encerramento do encontro contou com uma avaliação coletiva e um momento de partilha, no qual os participantes expressaram o compromisso de continuar atuando como presença de esperança em suas comunidades e etapas formativas.

Publicações recentes

plugins premium WordPress