Igreja do Brasil envia missionária ao Haiti

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 09.03.2016| A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil realizou na noite desta terça, 08, durante o CONSEP, a Celebração de envio de mais uma missionária para o Haiti. O evento aconteceu na sede da CNBB, em Brasília.

Irmã Vanderléia Corrêa de Mello, 33, natural de Mariópolis – PR ( foto à direita), pertence ao Instituto das Irmãs Franciscanas de Cristo Rei. Para ela, ir em missão a um lugar necessitado é uma oportunidade ímpar para colocar-se a serviço. “Sabendo que existe uma carência grande nesse mundo, em todos os sentidos: humano, religioso, econômico, cultural, social e educacional, a minha contribuição poderá ser no campo da evangelização”, disse.

Mello afirmou, também, que está “vivendo mais intensamente a fé, especialmente no campo educacional e nos projetos,  uma vez que recebeu algumas oportunidades de formação teórica e prática que a ajudarão junto às crianças adolescentes, jovens e adultos”.

“Estou imensamente agradecida a Deus por ter suscitado no meu coração esse querer, ao qual responderei generosamente. Agradeço o Instituto das Irmãs Franciscanas de Cristo Rei, do qual faço parte, pela comunhão e confiança; à CRB e CNBB pela iniciativa desse projeto e por abrir portas para a missão Ad Gentes”, revelou.

O presidente da Celebração Eucarística e presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB (COMINA), dom Esmeraldo Barreto de Farias, falou sobre alegria que Igreja do Brasil sente em poder ser uma Igreja-Irmã a serviço do Haiti. “É uma alegria muito grande para a CNBB que neste trabalho de comunhão com a CRB e, desta vez, com as Irmãs Franciscanas de Cristo Rei poder enviar a Irmã Vandeléia ao Haiti”, disse.

Dom Esmeraldo recordou que os sofrimentos pelos quais o Haiti tem passado, não tem como razão única o terremoto, mas a situação social e herança colonial que marca a história do país, e a cooperação missionária da Igreja ajuda a amenizar as dores do povo, em qualquer lugar que seja. “Como presidente da Comissão, é para mim uma alegria esse gesto de cooperação missionária seja aqui no Brasil, seja em outros países. Que Deus nosso Senhor nos abençoe e que o exemplo da Irmã Vanderléia possa servir para outras congregações religiosas e para que os jovens possam acolher este chamado de Deus para a Vida Consagrada”.

A Superiora Provincial de Irmã Vanderléia, Irmã Ivoni Fritzen falou sobre a importância que tem para a Congregação enviar uma franciscana de Cristo Rei para a missão. “Estou muito feliz por podermos partilhar da nossa pobreza e mais feliz porque Deus se fez pobreza no meio de nós, se fez pessoa para estar mais próximo. Que a Irmã Vanderléia seja presença de Deus no meio daquelas pessoas. Agradecemos a Deus pelo dom da vocação, pela disponibilidade da Irmã que se dispõe a ser instrumento de paz junto aos nossos irmãos haitianos”.

“O envio de Irmã Vanderléia Corrêa de Mello para a missão intercongregacional, no Haiti, segundo a assessora executiva da CRB Nacional para a missão, Irmã Maria de Fátima Kapp, ssps, significa para a Conferência dos Religiosos do Brasil um testemunho de entrega e gratuidade. “Sentimo-nos, mais uma vez confirmadas/os de que lá, no Haiti, entre os pobres mais pobres é nossa missão. A segunda prioridade trienal (2013 a 2016) da CRB Nacional propõe ‘intensificar a presença missionária e atuação profética, nas situações de fronteira e periferias…’ Irmã Vanderléia parte enviada em nome da Igreja do Brasil, da VRC. Podemos dizer que é a extensão de nosso coração missionário que vai com ela. Estamos em comunhão. Que Deus a ilumine”, relatou.

A presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês V. Ribeiro, mad, avalia como positivo o fato de o envio acontecer na sede da CNBB, pois, além do projeto ser da Igreja do Brasil, com iniciativa da CRB (na ocasião do terremoto), assumiram juntos o projeto de acolhida dos irmãos haitianos, como presença solidária desde o começo. “Somos uma gota d’água, um presença amiga, de escuta. Não é a primeira vez que fazemos o envio na sede da CNBB, na presença de tantos pastores, dando esse sentido de que é a Igreja do Brasil que envia, embora a paróquia da Irmã Vanderléia, a sua congregação já tenha feito de antemão esta celebração. Isso é sinal de que a Igreja se une para este envio.

Irmã Inês ressaltou o trabalho feito em conjunto com os Scalabrinianos que desde o início cedeu espaço para a missão. “A parceria com os Scalabrinianos tem crescido. Os trabalhos de artesanato, de cozinha comunitária, são atividades que o povo já faz de forma independente das Irmãs. E esse é um dos objetivos da missão: despertar lideranças que possam dar continuidade ao projeto.

Irmã Vanderléia parte para o Haiti no próximo dia 14, em companhia da presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro,mad.

Veja imagens da missa de envio

Assista o vídeo

 

Publicações recentes