ICM celebra o aniversário de 172 anos da congregação com ações solidárias

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

Na semana em que celebra o aniversário de 172 anos de fundação (08 de maio) todas as escolas, obras sociais, casas de retiro, pensionatos e comunidades religiosas da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria promoverão gestos solidários em favor dos pobres, sobretudo, os afetados pela pandemia.

A convocação solidária foi feita pela Diretora Geral da Congregação, Irmã Maria Freire da Silva, que assinou Carta Circular n° 02/2021, enviada para as mais de 560 Irmãs, nas 100 comunidades ICM presentes no Brasil, Haiti, Bolívia, Paraguai, Argentina, Angola, Moçambique e Itália.

 

Na correspondência, Irmã Maria Freire afirma: “fiéis ao Projeto de Jesus Cristo e a opção de nossa Fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix, solicito que cada Unidade de Ensino, Socioassistencial e Comunidades, façam gesto concreto em favor dos pobres no dia 08 de maio. Gesto que se prolongará todos os meses, em cada dia oito.”

Para a Diretora Geral, a ação evangélica e solidária remonta às origens congregacionais e está em sintonia com o momento atual da humanidade que vive a “multiplicação da pobreza”:

“Há uma população enorme de pobres. Queremos ser solidárias nesse momento difícil do país e do mundo” afirmou Irmã Maria Freire, que completou: “somos convidadas e enviadas a sermos a faísca do amor da Trindade na história dos pobres.” finalizou.

Cada espaço ICM definirá como será feito o gesto concreto de solidariedade congregacional.

Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria é a segunda ordem religiosa mais antiga do Brasil. Foi fundada em 08 de maio de 1849, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), pela Bem-Aventurada Bárbara Maix (1818, Viena – 1873, Rio de Janeiro).

Em 1848, Bárbara teve de fugir da perseguição movida contra os religiosos em sua terra natal. Deus a conduziu para o Brasil onde fundou a congregação e dedicou-se aos pobres, especialmente às crianças e órfãos.

Com 172 anos de vida e missão, a Congregação cresceu e marca presença evangelizadora e solidária em três continentes: América Latina, Europa e África e em oito países: Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Haiti, Itália, Moçambique e Paraguai. A Sede Geral está em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Em fidelidade às exigências do Carisma e ao Projeto de Jesus Cristo, assume responsabilidades nas áreas da educação, assistência social e animação missionária, no compromisso místico-profético com a vida.

Magnus Regis
Assessoria de Comunicação

Publicações recentes