História das obras e imagens de Marcelino Champagnat podem ser conhecidas em documento digital

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Representações artísticas são relembradas pela Província Marista Brasil Centro-Sul no mês em que celebra-se o dia do Padre Marista

No mês de junho, comemora-se o Dia de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto dos Irmãos Maristas. Para homenageá-lo, a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) organizou uma linha do tempo com as principais representações artísticas do Padre ao longo dos anos, visando apresentar ao público a história do Padre Marista com detalhes, evidenciando de que forma sua imagem foi sendo atualizada com o passar dos anos.

Conforme explica Angelo Ricordi, integrante da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, a ideia surgiu a partir de um resgate da pintura do busto de Champagnat, assinada pelo pintor e ilustrador Vicente Caruso (1912-1986), em 1980. Obra que o Irmão Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, trouxe recentemente de São Paulo para o Memorial Marista, em Curitiba.

Intitulado Memórias e arte: a história das obras e imagens de Marcelino Champagnato documento reúne as principais iconografias do Padre, desde a primeira pintura, feita em 1841, pelo pintor Joseph Ravery (1800-1868), até a mais recente, feita em 1999, pelo pintor espanhol Gregorio Dominguez Gonzalez, o Goyo.

De acordo com Ricordi, a cronologia das artes fornece uma série de informações e curiosidades que possibilitam conhecer com profundidade a história de Marcelino. “Na arte expressa em cada quadro ou escultura de Champagnat estão codificados elementos importantes da cultura, da teologia, da espiritualidade e até mesmo da visão de mundo que marcaram os Irmãos Maristas e, hoje, os Maristas de Champagnat do nosso tempo”, explica.

Segundo ele, a obra de Caruso, mas também as outras representações de Marcelino, contêm uma série de elementos históricos que, ao serem analisados em profundidade, possibilitam o resgate de tópicos essenciais sobre a representação visual do fundador.

Ao passarmos pela rápida história sobre imagens de São Marcelino Champagnat, reafirmamos a importância do quadro de Caruso e de outros artistas importantes, que hoje temos à disposição no Memorial Marista”, enfatiza Ricordi. Fundado em 2017, o Memorial realiza o trabalho de aproximar visitantes da história de Marcelino Champagnat. O espaço, que atualmente pode receber visitas virtuais, também atua nas áreas de pesquisa histórica, publicações, espiritualidade, preservação de acervos documentais e audiovisuais.

Onde encontrar a linha do tempo?

A linha do tempo Memórias e arte: a história das obras e imagens de Marcelino Champagnat, realizada em homenagem ao mês de São Marcelino Champagnat está disponível para download aqui.

Publicações recentes