Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia oferecerá cursos de especialização Lato-Sensu em 2022

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Especialização em Ecoteologia: O cuidado da “Casa Comum”

Período de inscrição: 16/08/2021 a 29/10/2021

As dimensões da complexa crise socioambiental que vivemos exigem de todas e todos um renovado compromisso no cuidado com a Casa Comum. Este curso de pós-graduação pretende aprofundar a compreensão e contribuir com propostas para uma atuação ecoespiritual em defesa da Terra e de suas/seus filhas e filhos.

Por se tratar de um novo paradigma a pautar nossas relações com o sistema-Vida e com o sistema-Terra, a ecologia deve ser acolhida como uma singular complexidade composta por quadro dimensões: ambiental, social, mental e espiritual/integral e, portanto, não apenas como sinônimo de meio-ambiente. E, a partir daí, a Ecoteologia se apresenta como uma espécie de ponte entre ecologia e teologia e vice-e-versa.

 Público-alvo

  • Pessoas com graduação em Teologia, Ciências da Religião e áreas afins; em cosmologia, biologia e área afins; em pedagogia, educação, ensino religioso ou áreas afins;
  • Pessoas engajadas nas pastorais sociais e ambientais;
  • Pessoas envolvidas em movimentos socioambientais ou sensíveis e simpatizantes da temática socioambiental.

Especialização em Práticas Emancipatórias em Educação e Gestão Social

Período de inscrição 16/08/2021 a 29/10/2021

Por práticas emancipatórias compreendem-se ações comprometidas com a promoção e a efetivação dos direitos humanos, particularmente das camadas populares, de trabalhadores e de minorias identitárias, em suas múltiplas dimensões (sociais, políticas, econômicas, civis, culturais, educacionais e ambientais).  A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia oferecerá, em 2022, este curso de pós-graduação lato sensu voltado ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes conducentes a intervenções sociais de pessoas que se veem como agentes de mudança social interessados em contribuir para impulsionar o desenvolvimento humano, espiritual, econômico, tecnológico, cultural, social do contexto em que atuam. 

Público-alvo

Pessoas envolvidas em ações pastorais sociais, políticas e ambientais, obras sociais, voluntariado com jovens e imigrantes, educação social, movimentos de vilas e favelas; agentes sociais interessados em fortalecer projetos comunitários e sociais e iniciativas do terceiro setor. Pessoas imbuídas do entendimento e da capacidade de promover processos educacionais e de gestão direcionados à construção da perspectiva libertadora em cidadania e do comprometimento com as necessidades da transformação social.


 

Especialização em Espiritualidade Cristã e Orientação Espiritual

Período de Inscrição 16/08/2021 a 23/10/2021

As comunidades cristãs são cada vez mais desafiadas a oferecerem uma resposta à altura do desejo de aprofundamento espiritual de seus membros. A fim de trilharem um caminho espiritual pessoal, católicos e evangélicos, homens e mulheres, jovens, adultos e idosos, leigos, sacerdotes e religiosos/as têm buscado o auxílio da orientação espiritual e do aconselhamento pastoral.

Esta pós-graduação lato sensu deseja colaborar com a qualificação teórica e prática de homens e mulheres dispostos a ajudarem outros no florescimento e no amadurecimento de sua própria aventura espiritual.

PÚBLICO ALVO

  1. Cristãos e cristãs que desejam aprofundar seu conhecimento teórico-prático da espiritualidade cristã e que se sentem chamados por Deus a ajudar outras pessoas na caminhada existencial-espiritual e no discernimento da vontade de Deus em suas vidas.
  2. Formadores de seminários e casas de formação de religiosos e religiosas;
  3. Líderes de movimentos eclesiais e agentes de pastoral.

CARGA HORÁRIA E LOCAL DE REALIZAÇÃO DOS CURSOS

Cada um dos cursos terá a seguinte carga horária:

– 360 horas distribuídas em 3 (três) períodos letivos, incluindo atividades intermodulares remotas síncronas.

– 18 (dezoito) meses de duração distribuídos em 3 (três) módulos presenciais:

  • Módulo I: 03 a 21 de janeiro de 2022
  • Módulo II: 04 a 22 de julho de 2022
  • Módulo III: 02 a 20 de janeiro de 2023

Aulas em período integral: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h, na modalidade presencial, intensivo-modular, no campus da FAJE (Belo Horizonte)

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: https://www.faculdadejesuita.edu.br/lato-sensu-4/

Publicações recentes