O Encontro Ampliado Nacional da Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) reúne mais de 40 religiosos e religiosas de diferentes regiões do Brasil. Coordenado pela Comissão Central da JPIC e dinamizado pela Ir. Michele Silva, do Setor Missão da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), o evento acontece de 21 a 23 de agosto de 2026, no Centro Estigmatino de Pastoral, em Brasília (DF).
Na tarde desta sexta-feira, 21 de agosto, os participantes receberam o Pe. Edson André Cunha Thomassim, assessor da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O religioso conduziu uma análise de conjuntura, promovendo reflexões sobre os desafios sociais, políticos e eclesiais da atualidade e suas implicações para a missão profética da Vida Religiosa Consagrada.
Destinado prioritariamente às pessoas que já atuam na JPIC, o encontro constitui um espaço de comunhão, formação, partilha de experiências e fortalecimento da missão sociotransformadora da Vida Religiosa Consagrada. Os participantes refletem sobre os desafios atuais e constroem, conjuntamente, caminhos para ampliar a presença profética da Vida Religiosa na sociedade.
A programação está organizada em torno de três eixos centrais: Identidade, Profecia e Democracia. Ao longo dos três dias, os participantes vivenciam momentos de espiritualidade, análise de conjuntura, memória dos mártires, partilha de experiências, trabalhos em grupo, plenárias e planejamento de ações regionais.
Após a reflexão desta sexta-feira, o grupo participou de um momento dedicado à memória dos mártires, na Praça Galdino Pataxó, em Brasília. A programação prossegue no sábado com reflexões e atividades voltadas à retomada da caminhada da JPIC na CRB Nacional.
O encontro será concluído no domingo, 23 de agosto, com Celebração Eucarística, planejamento das ações por região, avaliação, bênção e envio. A iniciativa reafirma o compromisso da CRB Nacional com a defesa da vida e da dignidade humana, a promoção da justiça, da paz e da democracia, bem como com o cuidado da Casa Comum.









