Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2024, foi realizado o Encontro das Coordenações da Rede Um Grito pela Vida, no Centro Estigmatino de Pastoral, na Paróquia Santa Cruz e Santa Edwiges, no Plano Piloto, em Brasília-DF.
O encontro reuniu lideranças de Núcleos da Rede de várias regiões do Brasil para discutir o enfrentamento ao tráfico de pessoas e avaliar as ações da Rede Um Grito pela Vida no último ano. As atividades tiveram como foco o planejamento estratégico para o próximo ano.
A presidente da CRB Nacional, Irmã Eliane Cordeiro, esteve presente, reafirmando o compromisso da CRB com o fortalecimento da Rede Um Grito pela Vida e com o combate ao tráfico de pessoas.
Entre as atividades, houve a oficina de Comunicação, conduzida por Magnus Régis, e o aprofundamento sobre “Redes de Proteção”, com a assessoria da Irmã Denise Morra. Irmã Abby Avelino, Coordenadora Internacional da Rede Talitha Kum, falou sobre a espiritualidade, a organização e as prioridades da Rede Talitha Kum, uma rede internacional de combate ao tráfico de pessoas, destacando a importância de “caminhar em dignidade”.
Irmã Carmen García Ugarte, representante Regional da América Latina e Caribe da Talitha Kum abordou as comissões relacionadas ao tema da trata de pessoas, enfatizando a necessidade de “cuidar da vida” com “esperança”.
Irmã Sirleide Cabral de Oliveira foi responsável pela avaliação dos núcleos da Rede Um Grito pela Vida, e Irmã Isabel do Rocio Kuss, liderou a apresentação do planejamento para 2025, apontando as metas e desafios para o próximo ano. Houve também momentos de lazer e animação, coordenados por Talisson, Arlene e Keles, promovendo um espaço de convivência entre os participantes.
Alessandra Miranda, representante da Comissão de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da CNBB, visitou o encontro e reforçou a importância de ampliar as redes de proteção e consolidar parcerias com instituições nacionais e internacionais.
O encontro foi encerrado com o compromisso de intensificar o trabalho de prevenção e combate ao tráfico de pessoas, fortalecendo a articulação em rede e a capacitação de novos agentes para enfrentar esse desafio.
Confira abaixo alguns depoimentos de participantes do Encontro: