O Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios – CSEM e a Federación Latinoamericana de Religiosos – CLAR têm uma chamada aberta de artigos para mais um volume da série de livros Ecumene com foco na convivência entre pluralidade religiosa e migrações/refúgio.

A iniciativa editorial tem o objetivo de fomentar estudos, pesquisas, eventos e publicações sobre teologia e mobilidade humana, com vistas a fortalecer o trabalho socio pastoral nesse âmbito e disponibilizar materiais com rigor científico e ao mesmo tempo didático para agentes e estudiosos do tema. Com essas publicações, o CSEM busca dar visibilidade, otimizar os esforços e favorecer articulações entre pesquisadores e estudiosos(as) da temática migratória e do refúgio, especialmente no âmbito da teologia e conta com o apoio da CLAR. Os Ebooks da Série Ecumene estão disponíveis para download gratuito nos sites das duas organizações. Acesse o link do Volume 1: Hospitalidade, comunidade cristã e mobilidade humana. O volume 2 é sobre Bíblia e migrações e será lançado em 19/02/2022.

A Série Ecumene se desenvolve no (e se destina especialmente ao) contexto latino-americano. Textos da produção teológica latina nos Estados Unidos e no Canadá também serão aceitos. O volume será publicado em formato impresso m português e em formato E-book em português e em espanhol.

Os organizadores do terceiro volume: Marileda Baggio, Pós-doutora em Teologia; Assessora da Rede ESI de Educação e Paulo Ueti, Doutor em Exegese e teologia Bíblica; Assessor teológico e Diretor para América Latina no Departamento de Cooperação, Desenvolvimento, Advocacy e Ajuda Humanitária da Comunhão Anglicana, CONVIDAM pesquisadores, docentes, estudantes de pós-graduação e profissionais atuantes nos contextos eclesiais com a presença de população em situação de mobilidade a colaborarem na publicação. O prazo para o envio do artigo em versão final é 30 de maio de 2022, mas é solicitada a pré-inscrição, possivelmente até 28 de fevereiro de 2022.

Este volume da Série Ecumene deseja colaborar para essa jornada de diálogos, esclarecimentos, significados, provocações e práticas mútuas de acolhimento, protagonismo e ativismo político/religioso/sociocultural que sejam relevantes para outros mundos possíveis, a partir da contribuição de homens e mulheres que, por causa de sua fé e desde uma perspectiva teológica, proponham artigos de acordo com os ditames deste Edital.

Acesse os editais:

PT

Convocatória em español

FONTE: Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios – CSEM